APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Bernardo Carvalho

Bernardo Carvalho

Romancista, contista, jornalista e tradutor recebeu três prêmios, entre eles um Jabuti pela obra 'Mongólia'. Foi editor do suplemento de ensaios Folhetim, e correspondente da Folha de São Paulo em Paris e Nova Iorque. Seus dois primeiros livros foram editados na França, é colunista e cronista do caderno de cultura Ilustrada.

Bernardo Teixeira de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 1960. No ano de 1983 formou-se jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Com a dissertação a respeito da obra de Wim Wenders, obteve mestrado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) no ano de 1993.

Na década de 1980 mudou-se para São Paulo e começou a trajetória no jornalismo em 1984 trabalhando como crítico de cinema na revista Isto É.

A partir de 1986 passou a trabalhar como repórter na Folha de S.Paulo, jornal no qual exerceu função de diretor do suplemento de ensaios Folhetim, entre 1987/89 e de correspondente internacional em Paris (1990) e posteriormente em Nova York, entre 1991 e 1993.

Passou a assinar uma coluna quinzenal no caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, em 1998 e entre 1999/2002, a coluna Resenha da Semana, no Ilustrada da Folha. A partir desta data começou a escrever crônicas quinzenais no mesmo caderno.

Estreou na literatura com o livro Aberração, uma coletânea de contos, lançado em 1993 na Companhia das Letras e deu início ao seu destaque como um dos melhores ficcionistas contemporâneos brasileiros, traduzido para diversos idiomas.

No teatro Bernardo Carvalho estreou em 2006 com a peça teatral, BR-3, que foi encenada pelo Teatro da Vertigem no rio Tietê e suas margens, em São Paulo.

Seu primeiro romance saiu em 1995 e, desde então, Bernardo tem publicado traduções e exercido a função de crítico literário. Entre as edições mais recente estão os romances, O Filho da Mãe, de 2009 e Reprodução de 2013, lançados pela Companhia das Letras.

Bernardo Carvalho teve o seu livro Mongólia distinguido com o Prêmio APCA da Associação Paulista dos Críticos de Arte, edição 2003. Com o mesmo título conquistou o Prêmio Jabuti de 2004, ambos na categoria romance. Antes, em 2003, ele recebeu o Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira, com o romance Nove Noites.

A lista de livros assinados ou traduzidos por Bernardo Carvalho estão na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

 

 

Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12778

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5763

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)