Bete Duarte

    Bernadete Matosinhos Duarte, conhecida como Bete Duarte, nasceu emBelo Horizonte (MG), mas mora em Porto Alegre (RS) desde os 14 anos. É formadaem Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), pós-graduadaem Jornalismo Literário e possui mestrado em Jornalismo e doutorado em Letras,ambos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Trabalha há mais de 30anos na RBS e é responsável pela editoria do caderno de Gastronomia do jornalZero Hora.

    No ZH começou como copidesque e foieditora de todas as seções do jornal. A sua trajetória profissional iniciou nostempos da Universidade, quando foi trabalhar na TV Piratini, na capital gaúcha.Assumiu o cargo por apenas quatro meses, porque as operações de seudepartamento chegaram ao fim. Em seguida, foi transferida para o Diário deNotícias, publicação também dos Diários Associados, onde trabalhou durante osquatro anos de faculdade. Depois, foi repórter da sucursal de Porto Alegre daBloch Editores durante dois anos, até receber o convite para trabalhar no atualveículo.

    O curioso é que Bete chegou acursar faculdade de Medicina, mas logo trocou pelo Jornalismo. E comojornalista passou a escrever sobre sua grande paixão, a gastronomia.

    Influenciada pela avó materna epela mãe, mineiras e ótimas cozinheiras, tomou gosto pela culinária. Quem tambémcontribuiu com esta paixão da jornalista foi uma tia paterna, que é doceira emPelotas/RS.

    Quem propôs que Bete assumisse aedição do suplemento de Gastronomia foi MarceloRech, então editor-chefe do Zero Hora e hoje diretor de redação. No inícioela relutou em aceitar o convite, pois acreditava que seria cansativo produzirassunto para o mesmo tema toda semana. Mas ao assumir o desafio, viu que estavaenganada e se encantou pela editoria.

    O caderno de Gastronomia do ZH éum dos pioneiros sobre culinária. Para produzi-lo, Bete não tem uma equipe queajude a escrever o jornal. Ela conta apenas com uma diagramadora e fotógrafos.

    Já publicou seislivros de culinária: Cozinha Light(RBS Publicações, 2004), Gastronomia:Cardápios Especiais (RBS Publicações, 2004), Cozinha Light 2 (RBS Publicações, 2006), Gastronomia: Sabores Contemporâneos (RBS Publicações, 2006), Ao Sabor das Origens (RBS Publicações,2007) e Gastronomia: Sabores, Afetos eLembranças (RBS Publicações, 2009). É coautora da obra Cozinha de Francesco Carli (DBA, 2001). Possui uma bibliotecagastronômica em casa, com mais de 500 títulos.

    Além dotrabalho no jornal, leciona algumas disciplinas no curso de Jornalismo da PontifíciaUniversidade Católica (PUC/RS). Além disso, mantém um blog chamado Na cozinha da Bete, no qual escrevesobre as mais diversas receitas, viagens gourmets,novidades da gastronomia e muito mais.

     

    Atualizado em 09/2011

     

    [Fontes: Entrevista ao site Confraria Gourmet Santa Clara. http://www.coopsantaclara.com.br/confrariagourmet/entrevista.php?cod=7.Acessado em 06/09/2011.

    Entrevista ao site da Associação Brasileira deImprensa. (17/03/2006) http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=1037.  Acessado em 06/09/2011.

    Blog Na Cozinha da Bete, deBete Duarte. http://wp.clicrbs.com.br/nacozinhadabete/?topo=52,1,1,,170,e170.Acessado em 06/09/2011.

    Entrevista ao site Coletiva.net. (04/04/2008) http://www.coletiva.net/site/coluna_detalhe_especial.php?idColuna=142.. Acessado em 06/09/2011.

    Livros de Bete Duarte no siteSubmarino. http://www.afiliados.com.br/books_more.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11720&PrevCatId=11719&ArtistId=18676&Type=1.Acessado em 06/09/2011.]