APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Bete Duarte

Bete Duarte

Apaixonada por culinária, a jornalista é editora do suplemento de Gastronomia do jornal Zero Hora há mais de 12 anos. É mineira, mas mora no Rio Grande do Sul desde a adolescência.

Bernadete Matosinhos Duarte, conhecida como Bete Duarte, nasceu em Belo Horizonte (MG), mas mora em Porto Alegre (RS) desde os 14 anos. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), pós-graduada em Jornalismo Literário e possui mestrado em Jornalismo e doutorado em Letras, ambos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Trabalha há mais de 30 anos na RBS e é responsável pela editoria do caderno de Gastronomia do jornal Zero Hora.

No ZH começou como copidesque e foi editora de todas as seções do jornal. A sua trajetória profissional iniciou nos tempos da Universidade, quando foi trabalhar na TV Piratini, na capital gaúcha. Assumiu o cargo por apenas quatro meses, porque as operações de seu departamento chegaram ao fim. Em seguida, foi transferida para o Diário de Notícias, publicação também dos Diários Associados, onde trabalhou durante os quatro anos de faculdade. Depois, foi repórter da sucursal de Porto Alegre da Bloch Editores durante dois anos, até receber o convite para trabalhar no atual veículo.

O curioso é que Bete chegou a cursar faculdade de Medicina, mas logo trocou pelo Jornalismo. E como jornalista passou a escrever sobre sua grande paixão, a gastronomia.

Influenciada pela avó materna e pela mãe, mineiras e ótimas cozinheiras, tomou gosto pela culinária. Quem também contribuiu com esta paixão da jornalista foi uma tia paterna, que é doceira em Pelotas/RS.

Quem propôs que Bete assumisse a edição do suplemento de Gastronomia foi Marcelo Rech, então editor-chefe do Zero Hora e hoje diretor de redação. No início ela relutou em aceitar o convite, pois acreditava que seria cansativo produzir assunto para o mesmo tema toda semana. Mas ao assumir o desafio, viu que estava enganada e se encantou pela editoria.

O caderno de Gastronomia do ZH é um dos pioneiros sobre culinária. Para produzi-lo, Bete não tem uma equipe que ajude a escrever o jornal. Ela conta apenas com uma diagramadora e fotógrafos.

Já publicou seis livros de culinária: Cozinha Light (RBS Publicações, 2004), Gastronomia: Cardápios Especiais (RBS Publicações, 2004), Cozinha Light 2 (RBS Publicações, 2006), Gastronomia: Sabores Contemporâneos (RBS Publicações, 2006), Ao Sabor das Origens (RBS Publicações, 2007) e Gastronomia: Sabores, Afetos e Lembranças (RBS Publicações, 2009). É coautora da obra Cozinha de Francesco Carli (DBA, 2001). Possui uma biblioteca gastronômica em casa, com mais de 500 títulos.

Além do trabalho no jornal, leciona algumas disciplinas no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Além disso, mantém um blog chamado Na cozinha da Bete, no qual escreve sobre as mais diversas receitas, viagens gourmets, novidades da gastronomia e muito mais.

 

Atualizado em 09/2011

 

[Fontes: Entrevista ao site Confraria Gourmet Santa Clara. http://www.coopsantaclara.com.br/confrariagourmet/entrevista.php?cod=7. Acessado em 06/09/2011.

Entrevista ao site da Associação Brasileira de Imprensa. (17/03/2006) http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=1037.  Acessado em 06/09/2011.

Blog Na Cozinha da Bete, de Bete Duarte. http://wp.clicrbs.com.br/nacozinhadabete/?topo=52,1,1,,170,e170. Acessado em 06/09/2011.

Entrevista ao site Coletiva.net. (04/04/2008) http://www.coletiva.net/site/coluna_detalhe_especial.php?idColuna=142. . Acessado em 06/09/2011.

Livros de Bete Duarte no site Submarino. http://www.afiliados.com.br/books_more.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11720&PrevCatId=11719&ArtistId=18676&Type=1. Acessado em 06/09/2011.]

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)