APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Beth Caló

Beth Caló

Jornalista de impressos em geral, acumula passagens pelos principais jornais, revistas e editoras paulistanos. É vencedora do Prêmio Abril de 1986 e uma das finalistas agraciada com o Prêmio Ethos de Jornalismo e Responsabilidade Social.

Elizabeth Caló nasceu em São Paulo (SP) no dia 26 de junho de 1956. É formada em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/SP, desde 1977.

Jornalista desde de 76 atua principalmente nas áreas de Cultura, Saúde, Educação e Comportamento.

Trabalhou como repórter, redatora, editora e redatora-chefe em veículos como Folha de S. Paulo, Estadão, Jornal da Tarde, Vejinha, Pasquim (gestão Ziraldo e Jaguar 78/79) e dezenas de revistas das editoras Abril, Globo e Símbolo. Foi responsável, também, pela direção da assessoria de imprensa do IV Festival Internacional de Artes Cênicas (gestão Emílio Kalil).

Especializou-se em desenvolvimento infantil com trabalho em publicações direcionadas ao assunto como o da revista Crescer (com Laura Greenhalg), onde atuou durante muitos anos como editora.

Foi responsável pelo projeto e edição do Caderno de Cultura do Jornal Shopping News (gestão Aloysio Biondi). Planejou o semanário paulista Jornal do Farol, onde foi diretora de redação.

Articulista nas áreas de TV e Música, nos anos 80/90, fez parte da Associação Paulista dos Críticos de Arte durante mais de 10 anos.

Foi Prêmio Abril em 1986. Em 2003 foi uma das finalistas agraciada com o Prêmio Ethos de Jornalismo e Responsabilidade Social pela matéria A Lógica do Bem, capa da revista Conjuntura Econômica.

Em 2007 concluiu um livro para o Instituto Akatu sobre Consumo Responsável e RSE. A reportagem especial sobre adoção (1996) foi publicada integralmente no livro Filhos da Solidão, de Lídia Weber, professora da USP. Matéria do mesmo ano, sobre Amamentação, foi apontada como fonte bibliográfica em tese da UFMG.

O trabalho sobre Contos de Fadas, publicado em 1993, é utilizado como apoio e fonte bibliográfica de curso ministrado aos alunos do 5º ano da PUC/SP, pela professora Izabel Kahn.

Em 2011, atuou como editora de primeira página do jornal O Tempo (Belo Horizonte), onde continua colaborando com matérias especiais. Trabalhou também como consultora e editora na área de livros.

De 2011 a 2013 trabalhou no jornal Propaganda e Marketing e foi editora multimídia na empresa Gold.

Entre os jornais e revistas onde trabalhou como editora, repórter e editora colaboradora nos últimos anos, estão: Jornal O Tempo, Folha Equilíbrio e Caderno Sinapse, ambos da Folha de S.Paulo, Jornal Brasil de Fato, Jornal Meio e Mensagem, Marie Claire, Uma, Criativa, Crescer, Psicologia Atual, Cláudia, Querida, Contigo, Superinteressante, Galileu (Globo Ciência), Chiques, Caras, Cláudia em edições especiais, Nova, Exame Vip, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Veja São Paulo, Conjuntura Econômica, Recreio, Revista Mãe, Raça Brasil, Cláudia Moda, Elle, Shopping News, Jornal dos Arquitetos, Folhetim (suplemento da Folha de S.Paulo nos anos 80), Pasquim, Jornal do Farol, Revista Mãe, Pequenas Empresas Grandes Negócios e revistas infantis da editora Globo, entre outros veículos.

Foi editora em 2014 do site MyFunCity que com aplicativos redireciona o internauta para os assuntos de seus interesses.

Completa em 2016 sua trajetória de 40 anos de atuação em reportagem, redação, edição nas áreas de jornalismo, sites, apps. Livros: edição e ghosthwriter. Atuou e atua para alguns dos veículos, entre eles, Editora Globo, Editora Abril, Folha, Estadão, Editora FGV, Editora Símbolo, Editora Três.

 

Atualizado em outubro/2015 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.linkedin.com/in/bethcalo

Informações iniciais conferidas pela jornalista.

http://www.facebook.com/events/315305091884258/#!/bethcalo/info, acessado em julho/2012,

http://www.linkedin.com/in/bethcalo, acessado em julho/2012,

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)