Beth Cataldo

    Beth Cataldo tem pós-graduação em Comunicação Internacional pela City University, de Londres, e mestrado pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade.

    Jornalista profissional há quarenta anos, começou sua carreira na imprensa alternativa dos anos 1970. O início da trajetória aconteceu em Minas e depois trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo, O Globo e Istoé.

    Foi ainda chefe de Redação do Jornal do Brasil, da sucursal de Brasília, e diretora de Informação da Agência Estado, em São Paulo, onde atuou como editora regional e diretora de Informação.

    Em janeiro de 2011 Beth Cataldo aceitou o convite de Vera Brandimarte, diretora de Redação do Valor Econômico, para participar dos novos projetos digitais do jornal.

    Comando o Blog no g1, o portal de notícias da Globo, página em que faz a análise e traz informações sobre economia e política.

    Fez parte de várias comissões de júris para premiações de reportagens entre elas o Prêmio Esso de Jornalismo, 2010 e 2011, prêmio ETCO e CNI de Jornalismo.

    Beth é coautora do livro Brasília 50 anos: que cidade é essa?, que analisa a história da capital brasileira. Ao lado de Graça Ramos foi organizadora do livro. Os autores são Gustavo Lins Ribeiro e Andrea Vianna. A obra trata da cultura à economia, da história aos personagens que a construíram e que estão retratados nos textos e fotos. As denúncias de corrupção mereceram um capítulo especial no livro – 'Visões do horror' que reúne dois textos que tratam do assunto. Em contraponto, lá está a identidade cultural da cidade ou que retratam a experiência dos que acompanharam, ainda na infância, a trajetória da capital. Foi lançado em 2010 pela Tema Editorial.

     

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://g1.globo.com/economia/blog/beth-cataldo/1.html

    http://www.premioesso.com.br/site/premio_principal/2010.aspx

    http://www.megabrasil.com.br/vaivem.asp?paginan=143

    http://www.livrariacultura.com.br/p/brasilia-aos-50-anos-que-cidade-e-essa-9043165