Biaggio Talento

    Biaggio Talento nasceu em Salvador (BA) em 20 de outubro de 1958. É formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), de Salvador (BA), além de possuir pós-graduação em História Econômica e Social pela Faculdade São Bento da Bahia (FSB), da mesma cidade.
     
    Iniciou a carreira como correspondente da sucursal baiana da rádio Jornal do Brasil (RJ), em 1985. No mesmo ano, ingressou no extinto Jornal da Bahia (BA), onde passou pela reportagem de diversas editorias.
     
    Durante 19 anos, de 1987 a 2006, foi correspondente da sucursal do jornal O Estado de S.Paulo em Salvador. Desde 2007 está no jornal A Tarde (BA), como repórter especial e colunista.
     
    Como escritor, publicou os livros: A Sucursal: 30 anos do Estadão na Bahia (Bureau, 2004); Basílicas e Capelinhas: História de 42 igrejas de Salvador (Bureau, 2006), com Helenita Holanda; a biografia Edson Carneiro: O mestre antigo (Coleção Gente da Bahia do Grupo Editorial da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2010), com Luiz Couceiro; A Economia da Salvação: Uma história da domesticação da morte em Salvador por mercadores de escravos e usurários: Séculos XVI/XIX (Selo Primeira Edição, da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2013), e Nestor Duarte, outra biografia da Coleção Gente da Bahia (2015/2016).
     
    Recebeu a Medalha de Prata, na categoria Ensaio, do Prêmio Viana Moog 2014, durante o Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira dos Escritores (UBE), pelo livro A Economia da Savação.
     
    É pai do jornalista Aguirre Talento.
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes: