Bianca Pinto Lima

    Bianca Pinto Lima nasceu e mora em São Paulo e é bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero desde 2008. Em 2010, concluiu um curso de extensão em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/SP). Tem previsão de concluir em 2015 o MBA – Master of Business Administration – em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas, pelo Instituto Educacional BM&FBovespa.

    A trajetória no jornalismo econômico teve início em dezembro de 2007, como repórter nos sites de Economia e Política do jornal O Estado de S.Paulo, em um estágio de um ano.

    Em 2009, trabalhou na sucursal da revista chilena América Economia, publicação com foco em negócios, economia e finanças da América Latina.

    Ao final do mesmo ano, retornou para a redação do Estado, como editora-assistente do site Economia & Negócios, cargo em que permaneceu por dois anos e meio. Em julho de 2012, tornou-se subeditora do portal de Economia.

    Para o Estadão, assina também o blog Entenda seu IR. O canal traz notícias sobre o Imposto de Renda, desde como declarar e quando receber a restituição, até como encarar a malha fina do Fisco.

    Nos últimos anos, ganhou três prêmios Estadão de Jornalismo. Em 2013, juntamente com o restante da equipe do site de Economia, conquistou o primeiro lugar na categoria Serviços pela cobertura especial da Black Friday no Brasil.

    Já em 2012, ficou em terceiro lugar na categoria Infografia Animada, pela matéria multimídia Impostos invisíveis respondem por até 93% do preço de produtos e serviços no Brasil. Por fim, em 2011, conquistou o primeiro lugar, também na categoria Infografia Animada, com a reportagem Futebol brasileiro, indústria que se equilibra entre o ataque nos negócios e a defesa no orçamento.

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://economia.estadao.com.br/blogs/entenda-seu-ir/

    http://br.linkedin.com/pub/bianca-pinto-lima/7a/b21/795

    http://economia.estadao.com.br/blogs/entenda-seu-ir/receita-abre-a-consulta-ao-penultimo-lote-de-restituicoes-do-ir-2014/

    http://economia.estadao.com.br/videos/videos,como-trocar-o-salario-pelo-sonho,226463,a,0.htm

    http://tv.estadao.com.br/videos,SAIBA-COMO-DECLARAR-NO-IR-OS-RENDIMENTOS-DA-APOSENTADORIA-E-DO-FGTS,167844,254,0.htm