Bianca Ramoneda

    Bianca Ramoneda nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1973. Filha única, cresceu na Tijuca, bairro da Zona Norte carioca. É formada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Paralelamente ao curso de Jornalismo, fez o curso profissionalizante de Artes Cênicas na conceituada Casa das Artes de Laranjeiras. É casada com o jornalista Alexandre dos Santos.
     
    Começou a carreira jornalística na Rede Manchete (RJ), como estagiária, passando pelas emissoras de rádio e televisão e a revista da casa. Participou, como atriz, do filme As Meninas, de Emiliano Ribeiro, baseado no romance de Lygia Fagundes Telles. Publicou o livro (Rocco, 1997), que concorreu ao Prêmio Nestlé de Literatura, na categoria Estreante. Convidada por Alice Maria, estreou na GloboNews (RJ) em 1998, já como apresentadora no programa Starte, primeira atração do canal pago a ser gravado em alta definição. Participou, ainda, na emissora, das séries Grandes Atrizes e Grandes Atores, entrevistando alguns dos principais nomes da dramaturgia brasileira.
     
    Seguiu cultivando o gosto pelas artes cênicas, escrevendo, produzindo e atuando em espetáculos como O Que eu Gostaria de Dizer, Só in Cena e Inutilezas, que escreveu baseando-se em poemas de Manoel de Barros (1916–2014). Fez a direção cênica do show da cantora Roberta Sá com o grupo Pedro Luís e a Parede. No cinema, participou do documentário Só Dez por Cento é Mentira (2008). Como atriz, participou da novela Viver a Vida (2008), na TV Globo.
     
    Em 2015 passou a comandar o programa Ofício em Cena, entrevistando atores, diretores e dramaturgos sobre o processo criativo no Teatro, Cinema e Televisão. Deixou a GloboNews em janeiro de 2017.
     
    A ligação entre Arte e Jornalismo faz com que se considere, em essência, uma contadora de histórias.
     
     
    Atualizado em janeiro de 2017
     
    Fonte: