Biné Morais

    Biné Morais é fotojornalista maranhense. Trabalhou no Diário do Norte, O Estado do Maranhão, em São Luís, e no Sistema Mirante de Comunicação e Jornalismo que integra 3 canais, afiliados ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT): TV Mirante (São Luís e Santa Inês) e TV Timon (Timon), de propriedade da Família Sarney.

    No Diário do Norte já fotografava em 1987. E no blog do Nonato Reis contou o aspecto pitoresco da profissão dos que buscam retratar o cotidiano da notícia. Num “causo” em que tenta explicar ao editor do jornal na época, Wady Hadad, o que aconteceu com a foto do navio coreano Hyundai New World, um dos maiores cargueiros do mundo, encalhado nas vizinhanças do Porto do Itaqui. Ele fez o relato em 2011.

    Em 2015 foi o autor da foto que originou a capa, com o título do tronco ao poste, e que faz alusão ao linchamento ocorrido em São Luís, em 6 de julho de 2015. A Capa foi Prêmio ExxonMobil (antigo prêmio Esso) de Jornalismo, o maior do país. A capa vitoriosa publicada do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ganhou o prêmio especial de primeira página.

    O linchamento aconteceu em São Luís, Maranhão, quando Cledenilson Pereira da Silva, de 29 anos, teria tentado assaltar um bar no Jardim São Cristóvão, da capital maranhense, acompanhado por um jovem de 16 anos. Os dois foram surpreendidos pela reação de um cliente, que, ajudado por outras pessoas, dominou e agrediu os rapazes. O adolescente resistiu aos ferimentos, mas Cledenilson morreu no local.

    A concepção da capa ficou por conta dos jornalistas Sandro Mesquita, Octávio Guedes, Denise Ribeiro, Marcelo Senna, Marlon Brum, Viviane Cohen e Clóvis Saint-Clair.

    Sobre o prêmio, Biné Morais disse que ele “é uma consagração da carreira no jornalismo maranhense. Foram muitas coberturas. No entanto, esta do linchamento foi uma das mais marcantes. Creio que o prêmio também é um estímulo para quem está começando na profissão”.

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.024

    http://nonatoreis.zip.net/arch2011-06-01_2011-06-30.html

    https://br.linkedin.com/pub/biné-morais/25/434/ab9

    https://www.facebook.com/binemorais.conceicao

    http://imirante.com/mobile/oestadoma/noticias/2015/10/19/capa-com-foto-de-reporter-de-o-estado-leva-premio-de-jornalismo.shtml