Bob Fernandes

    Roberto Fernandes de Souza nasceu em Barretos (SP), em 1953, mas se considera um “baiano naturalizado”, pois foi na Bahia onde iniciou sua carreira e passou uma grande parte de sua vida. É formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba/BA). É casado e tem duas filhas. Reside em São Paulo (SP), por força de sua atividade profissional, mas viaja freqüentemente à Bahia.
     
    Trabalhou entre 1978 e 1979 na Rádio Jornal do Brasil. Entre 1979 e 1982, foi repórter da sucursal da revista Veja no Nordeste, e escreveu colunas para o jornal Tribuna da Bahia. Entre 1983 e1986 foi repórter do Jornal do Brasil em Brasília (DF). Em 1987 fez o programa de televisão São Paulo/Brasil, nos canais GNT e TV Cultura. Foi sub-editor da Revista Status em São Paulo.
     
    Em 1988 foi repórter da Folha de S.Paulo na sucursal de Brasília. Entre abril de 1989 e dezembro de 1991 foi diretor da sucursal da revista IstoÉ, em Brasília, tornando-se correspondente dessa revista nos Estados Unidos entre 1992 e 1993. Nessa época cobriu as eleições presidenciais entre George Bush e Bill Clinton. Dos EUA, decidiu ir para a Angola cobrir a guerra civil do país. Também cobriu diversas Copas de Mundo de Futebol e algumas Olimpíadas de Verão.
     
    Quando retornou ao Brasil, foi repórter especial da Folha de S.Paulo, até se tornar um dos fundadores da revista Carta Capital, em 1994. Foi editor da revista por dois anos e seu editor-chefe por oito, tendo saído da revista em dezembro de 2005.
     
    Foi editor-chefe do Terra Magazine, no portal Terra, e comentarista de política do Jornal da Gazeta, na TV Gazeta (SP), e também na rádio Metrópole (BA).
     
    Publicou o livro Bora Bahêeea! A história do Bahia contada por quem a viveu (DBA, 2003). Está escrevendo uma biografia do presidente venezuelano Hugo Chávez que ainda não foi concluída por falta de tempo.
     

    Em 2014 mantinha a função de comentarista da TV Gazeta/SP. No mesmo ano em setembro foi escolhido entre os Os +  admirados jornalistas brasileiros – Top 100, como editor do portal Terra. A eleição foi feita por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. Repetiu o feito em 2015 e está entre os eleitos da premiação e de novo entre os TOP 100.

    No final de outubro de 2014 despediu-se do Terra, portal em que escreveu por nove anos especialmente sobre política, mas também em coberturas especiais, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Com o encerramento do contrato demonstrou o desejo de seguir novos caminhos.

     
     
    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: