Bob Sharp

    Robert Amaral Sharp, conhecido como Bob Sharp nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 14 de novembro de 1942, é jornalista e ex-piloto automobilístico carioca, radicado em São Paulo. Formou-se Técnico em Motores e Máquinas pela Escola Técnica do Rio de Janeiro, em 1963.
     
    Foi criado no bairro da Gávea, próximo ao tradicional circuito de rua, conhecido como Trampolim do Diabo, adquirindo rapidamente gosto pelas competições a motor. Começou a correr em 1962, nas Seis Horas da Barra da Tijuca, e, a partir do ano seguinte, em provas realizadas em São Paulo.
     
    Contemporâneo de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, foi parceiro, entre outros, de José Carlos Pace (1944-1977), Marivaldo Fernandes (1977) e Paulo Gomes. Foi chefe do Departamento de Competições da Volkswagen do Brasil, nos anos 80, participando de competições, como piloto, até 1987.
     
    Era sócio da concessionária Volkswagen no Rio de Janeiro quando, paralelamente, começou a escrever para a revista Autoesporte (RJ), em 1973, coassinando matérias com Mauro Forjaz. Produziu, também, na época, matérias para o jornal O Globo (RJ) e para as revistas Manchete (RJ), Quatro Rodas (SP) e Oficina Mecânica (RJ).
     
    O trabalho paralelo ganhou importância a partir de maio de 1997, quando assumiu a assessoria de imprensa da General Motors do Brasil. Em novembro do ano 2000, passou a responder pela gerência de imprensa da Embraer e, em julho de 2002, da Stuttgart Sportcar, importador oficial Porsche, onde ficou até maio de 2003.
     
    Desde julho de 2003, é consultor editorial da revista Engenharia Automotiva e Aeroespacial, publicação da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). Também é editor da revista Fusca & Cia (desde julho de 2004) e do blog AUTOentusiastas (desde agosto de 2008), alocado no portal Blogger. Colabora, ainda, com o site Inside Line e as revistas Carro e Racing.
     

    Em junho de 2014 estreou na equipe da Top Carros nova revista sobre automóveis premium comandada por Fernando Calmon uma publicação da Editora Todas as Culturas. O impresso contou na ocasião com textos produzidos por um experiente time, formado por Bob Sharp, Josias Silveira, Luís Perez, Eugênio Brito e Claudio Luis de Souza.

    Em abril de 2015 Bob Sharp foi eleito em 4º lugar entre os jornalistas ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, conquistou com 4.912 pontos a classificação dos jornalistas mais admirados do segmento. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress. Logo depois, em novembro do mesmo ano, a votação reelegeu Bob Sharp entre os 'TOP 100″ na categoria nacional da premiação.

     
     
    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Informações anteriores fornecidas pelo jornalista