Brenda Fucuta

    Brenda Fucuta é graduada em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, fez o curso livre do Programa de Educação para Medias Executivos, na Harvard Business School, Boston, Estados Unidos.

    Brenda considera que seu trabalho mais gratificante na área do público teen foi o de transformar a revista Capricho em um negócio com a identidade da marca: Site Capricho, República Capricho, evento NoCapricho, produtos de licenciamento.

    Na última década, atuou como Publisher para público jovem e áreas femininas da Editora Abril, que podia contar com um marketing e conteúdos criativas equipes para a criação de novos negócios, eventos de conteúdo sólido e inovação e de laboratório dirigido para adolescentes”, estudantes e mulheres públicos. Para gerir um grupo de 400 pessoas, nos últimos 4 anos, dedicou-se a unir as audiências de algumas revistas em um centro digital, o portal MdeMulher.

    Fez palestras sobre tendências demográficas e comportamentais do universo feminino no TEDx Mulheres do Brasil, 2012; no Fórum das mulheres para a economia e sociedade de 2012.

    Criou e dirigiu o Incrível! Conteúdo e Comunicação parágrafo Mulheres, desde 2013.

    Ocupou o cargo de superintendente da Editora Abril de agosto de 2010 a junho de 2013. Nestes quase três anos cuidou da Unidade de Negócios do Feminino, com 20 marcas destinadas às mulheres.

    Foi colaboradora da revista Meio & Mensagem em 2011.

    Desde 2009 a agosto de 2010 comandou um blog sobre tendências de comportamento das mulheres na Abril. No mesmo período foi editora de revista feminina adultas Claudia, Nova, Lola, brilho e da marca Capricho da Abril.

    Entre as revistas jovens editou também a Superinteressante, Grupo Guia do Estudante, Mundo Estranho, Bizz, Aventuras na História e Capricho, por oito anos, de 1999 a 2007.

    Foi diretora Editorial da revista Capricho e da Estilo de Vida, 1995 a1999. Na mesma época foi editora de estilo de vida das mulheres da revista Claudia, quando criou e editou o Prêmio Claudia.

    Como repórter trabalhou no jornal O Estado de São Paulo, no Caderno 2, de janeiro de 1989 a Dezembro de 1990 e foi repórter de Lifestyle, Artes Visuais e TV, entre 1995 e 1999.

    Fez a expansão da marca Capricho aos meios de comunicação digitais, produtos de licenciamento, webseries. Esteve na criação da Habla / Pensou Mulher, movimento Pensou Abril com informações e pesquisas sobre o comportamento das mulheres brasileiras.

    Fez a criação da ELLE Verão Preview, o primeiro desfile de moda sobre a Ponte Estaiada, uma ponte famosa em São Paulo

    Resumindo a longa trajetória da Brenda pela Editora Abril atuou em quase todas as revistas femininas da Editora Abril: foi publisher de Capricho, Claudia, Nova, Saúde, Elle e Estilo, criadora do portal MdeMulher (entre 2007 e 2009) e do Prêmio Claudia. Ela deixou a editora no grande corte de agosto de 2013.

    Brenda vai comandar blog Mulheres Incríveis no Yahoo junto Cynthia de Almeida. Mulheres Incríveis é fruto da longa experiência de Brenda e Cynthia em publicações direcionadas ao público feminino. A estreia está programada para junho de 2014.

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://twitter.com/MMulher360/status/279221917888675841

    http://www.womens-forum.com/speakers/brenda-fucuta/305

    http://br.linkedin.com/in/bfucuta