APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Bruno Paes Manso

Bruno Paes Manso

É graduado em Jornalismo e Economia, mestre e doutor em Ciências Políticas na USP, conclui pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência-USP/SP. Trabalhou por 10 anos no jornal o Estado de S.Paulo. Passou também tv.estadao com os seus comentários sobre a criminalidade. Assinou a coluna 'São Paulo no Divã' que virou blog postado no site do Estadão.com. Antes trabalhou na Veja, Folha da Tarde e Folha de S.Paulo. Escreve para o site da Revista VICE. Inclui na bagagem em 2015 a eleição entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Bruno Paes Manso nasceu em Brasília, mora em São Paulo, capital. Formado em Economia pela FEA USP, turma de 1994, é bacharel também em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, turma de 1995. Concluiu mestrado e doutorado em Ciência política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH – USP. Em 2015 faz pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP. 

Bruno fala sobre sua tese ‘Crescimento e queda dos homicídios em São Paulo: Uma análise dos mecanismos de escolha homicida e das carreiras no crime’. Defendida no Departamento de Ciências Políticas da USP, sob a orientação de Leandro Piquet Carneiro, o trabalho realizou uma análise qualitativa para demonstrar os mecanismos sociais que causaram o movimento da curva de homicídios na capital e Região Metropolitana de São Paulo entre 1960 e 1999. http://univesptv.cmais.com.br/fala-doutor/fala-doutor-bruno-paes-manso-crescimento-e-queda-dos-homicidios-em-sao-paulo

Trabalhou por dez anos como repórter no jornal O Estado de S.Paulo. Nesse período atuou também tv.estadao com os seus comentários sobre a cidade, o estado e a criminalidade. Assinou a coluna ‘São Paulo no Divã’, que acabou se tornando um blog.

Já trabalhou na Veja, entre outras publicações, como Folha da Tarde e Folha de S.Paulo.

Em dezembro de 2013 o jornal O Estado de S.Paulo e o repórter de Cidades Bruno Paes Manso acertaram os últimos detalhes da saída amigável. A partir de fevereiro de 2014, Bruno passou a se dedicar à conclusão do pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência-USP, onde fará pesquisas sobre São Paulo e violência.

Foram dez anos de casa, que devem se estender até o final de janeiro. Sobre a partida do Estadão ele disse: “Foram dez anos de Estadão, período em que pude mergulhar na alma atormentada dessa cidade que eu amo, amo muito, apesar dos...  seus imensos defeitos. No dia a dia da reportagem, aprendemos que aquela senhora que veste uniforme e limpa o banheiro da empresa quase sempre esconde uma história incrível. Para conseguirmos ouvi-la, precisamos conquistar seu respeito e confiança. É um excelente exercício diário. As histórias tristes sempre foram as que mais me marcaram. Porque me revelaram pessoas corajosas. Se eu tivesse que definir São Paulo em uma palavra seria CORAGEM. E a luta continua...”.

É autor do livro O Homem X - Uma reportagem sobre a alma do assassino em SP, lançado pela editora Record, em 2005 e ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de melhor livro reportagem de 2006.

No livro o autor tenta compreender a ação e o discurso dos assassinos em São Paulo, pessoas que matam e são capazes de justificar seus crimes. A forma como o negócio criminal se organiza em São Paulo, de acordo com a abordagem, é fundamental para entender por que, na maioria das vezes, o assassino mata em decorrência de um conflito com pessoas que ele conhece.

Assinou o blog São Paulo no Divã no site do Estadão.com. Despediu-se da edição do blog em 5 de dezembro de 2014 escrevendo: “Com mega, giga, tera tristeza publico o último post do SP no Divã. Anuncio o fim deste blog. Já estava fazendo planos para o aniversário de um ano, que seria comemorado no começo de fevereiro, mas infelizmente não deu tempo. Foram 95 textos/notícias, uma média de dez por mês e mais de duas por semana.

O primeiro post no Divã foi publicado no dia 10 de fevereiro de 2013. Sobre o trabalho executado Bruno lembrou a trajetória e satisfação: “Já estou com mais de 20 anos de carreira no jornalismo e devo confessar: minha satisfação profissional nunca havia sido tão grande. Poderia passar o resto da vida fazendo isso: acompanhando a agenda da segurança pública e dos direitos humanos pelo SP no Divã, trabalhando como pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência – USP e escrevendo na Ponte Jornalismo. Estava bom demais. Não poderia durar para sempre”.

Em outubro de 2014 lançou em coautoria o livro Mascarados, pela Geração Editorial. A obra conta a verdadeira história dos adeptos da tática Black Bloc, é do 12º livro-reportagem da coleção História Agora. Também com uma versão em e-book (a capa do livro está na ‘Galeria’ deste perfil), traz a visão da pesquisadora, socióloga e professora da Universidade Federal de São Paulo — Unifesp, Esther Solano Gallego, entrevistas feitas pelo jornalista Willian Novaes, relatos de Bruno e dos próprios Black Blocs, de um coronel da PM agredido pelos mascarados. A obra apresenta uma nova luz sobre o assunto. Um vídeo documenta a participação do grupo nas manifestações.

A partir de fevereiro de 2015 passou a escrever para o site da Revista VICE. Estreou na revista com o artigo As Facções no Brasil e a Ideologia do Crime.

Inclui na bagagem em 2015 a eleição entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

 

 

Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia - Edição 1028

http://www.vice.com/pt_br/read/as-faccoes-no-brasil-e-a-ideologia-do-crime

http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/sp-no-diva/

Sobre a tese http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-12122012-105928/pt-br.php

https://www.facebook.com/mansobruno

http://www.record.com.br/autor_sobre.asp?id_autor=4587

http://univesptv.cmais.com.br/fala-doutor/fala-doutor-bruno-paes-manso-crescimento-e-queda-dos-homicidios-em-sao-paulo

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=2154

http://blogs.estadao.com.br/sp-no-diva/pm-diz-que-jovem-algemado-com-mao-para-tras-se-suicidou-dentro-da-viatura/

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)