Bruno Pessa

    Bruno Ravanelli Pessa nasceu em Marília/SP em 31 de maio de 1982. É formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de possuir especialização em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário/SP e mestrado em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo, de São Bernardo do Campo/SP.

    Após desenvolver iniciação científica sobre jornalismo comunitário na graduação, em Bauru/SP, compôs a turma de 2004 do Curso Estado de Jornalismo, também chamado de curso de “focas” do Estadão, do Grupo Estado, em São Paulo.

    Iniciou no mercado em 2005, na reportagem geral do jornal Comércio da Franca, da cidade homônima (SP). No ano seguinte, passou para a Fonte Assessoria de Imprensa, de Ribeirão Preto/SP, onde era assistente das contas do Senac e da Rede Metodista.

    Mora em São Paulo desde 2007, quando entrou para a equipe esportiva do Portal iG, onde foi repórter e analista de conteúdo até 2011. Lá, manteve blog sobre futebol francês de 2009 a 2015, o Le Blog du Foot, e desde 2015 conduz o Planeta Bola, sobre futebol internacional. Desde 2011 é colaborador da ADS Comunicação Corporativa, inicialmente como executivo de atendimento do Instituto Presbiteriano Mackenzie, em assessoria de imprensa, e posteriormente como executivo e coordenador de atendimento à illycaffè, para relacionamento com a mídia, comunicação institucional e redes sociais, além de outros clientes para trabalhos eventuais.

    Sua dissertação de mestrado foi adaptada para livro, chamado Jornalismo literário a serviço da imprensa alternativa (2011). Participou de coletâneas literárias e a Jornalistas literários: Narrativas da vida real por novos autores brasileiros (2007), organizada por Sérgio Vilas-Boas.

    Desde 2014 milita na Rede Emancipa de Educação Popular, movimento social de cursinhos pré-universitários populares, integrando a coordenação da unidade do Ipiranga (Laudelina de Campos Melo).

     

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista