APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Bruno Zeni

Bruno Zeni

Especializado em Teoria Literária e Literatura Comparada e Brasileira. Entre os livros que publicou está o ‘Corpo a Corpo com o Concreto’. É colaborador do Guia da Folha de S.Paulo. Trabalhou em diversos veículos da grande imprensa, como o jornal Folha de S.Paulo e as revistas CULT e Mente&Cérebro.

Bruno Zeni, nasceu na capital paranaense e viveu em Curitiba até 1989. Mudou-se para São Paulo onde se graduou em Jornalismo, pela Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo em 1996. Ainda na USP de São Paulo fez mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLECH, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, em 2004 e concluiu o doutorado em Letras em 2012.

Da trajetória no jornalismo Bruno destaca a passagem pela revista CULT, onde foi editor-assistente de maio de 1998 a outubro de 1999.

No mesmo cargo migrou para a revista Mente&Cérebro, onde além de redação e edição de texto, fez coordenação editorial. Ficou lá de abril de 2005 a março de 2006, em São Paulo.

Desde junho de 2005 passou a sócio da Fluxo de Texto, agência onde atua como redator, editor e revisor.

Durante cinco meses Bruno se debruçou na coordenação do material impresso (catálogos, programa, convites, ingressos) da FLIP, Festa Literária Internacional de Parati/Rio. Após os preparativos de abril a agosto de 2009, durante o evento fez cobertura do evento para o blog da FLIP.

A partir de janeiro de 2006 passou a professor de Jornalismo na Faculdades de Campinas, Facamp/SP, deixou a função quatro anos depois. Foi homenageado e escolhido Paraninfo de formatura da turma de 2009.

Como editor-executivo, revista da Biblioteca Mário de Andrade fez a coordenação editorial da revista de janeiro de 2010 a julho de 2012, em São Paulo.

Na Companhia das Letras esteve à frente na edição de texto, fechamento de provas, contato com autores, preparadores, revisores; de agosto a novembro de 2012.

Como escritor, publicou Corpo a Corpo Com o Concreto, editado pela Azougue, Sobrevivente André du Rap, da Labortexto Editorial, em parceria com José André de Araújo, e O Fluxo Silencioso das Máquinas, da Ateliê Editorial.

Zeni mora em uma casa na Pompéia, nas imediações da Vila Madalena, bairro paulista que atrai artistas, boêmios e estudantes.

Dedica-se a ler trechos dos sete, oito livros que precisa comentar no Guia da Folha, compromisso mensal.

Bruno está no blog corpoconcreto que de acordo com o post de apresentação é “uma extensão do romance Corpo a corpo com o concreto”. Traz ainda trechos da obra e comentários do autor sobre o texto, e funciona como uma central de informações sobre os eventos em torno do livro e seus desdobramentos. Mantém ainda o blob brunozeni onde sempre que possível comenta e divulga lançamentos literários.

Trabalha para o mercado editorial como escritor, preparador de textos e revisor freelancer.

 

 

Atualizado em junho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://corpoconcreto.blogspot.com.br/

http://brunozeni.wordpress.com/

http://aicinema.com.br/professor/roney-freitas/

http://br.linkedin.com/pub/bruno-zeni/26/b10/8b4

*Foto: Manopla Estúdio

http://aicinema.com.br/professor/bruno-zeni/#sthash.Qekc1KLa.dpuf

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)