Abel Alves

    Abel Fidalgo Alves nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ). É engenheiro eletrônico, formado em 1988, e mestre em Engenharia Elétrica, desde 1993, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). É professor titular na Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), com experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, principalmente em temas como automação, processamento de imagens, predição e hardware de PCs.
    Em 1994, começou a escrever a coluna semanal Solucionática, no Jornal do Brasil (RJ), traduzindo a linguagem da Informática e da Internet para uma linguagem mais simples, realizando testes em novos equipamentos do setor e respondendo às dúvidas dos leitores. O sucesso fez com que passasse a colaborar com outras publicações.
    Foi consultor e comentarista do programa Hipermídia, da GNT-Net (RJ) e colunista ou colaborador do TCInet, do ForumPCs, do Portal Terra, do Info etc. Escreveu a coluna Papo Sério na revista Digital de O Globo, que se transformou, em dezembro de 2010, no blog Sem Dúvida do Portal Globo.com. Foi colunista do jornal impresso e do site Hoje em Dia (MG). Continua colaborando para a seção Digital & Mídia do jornal e é editor-chefe do site Guia do PC, onde estão disponíveis todas as colunas que publicou no JB. Também é colunista dos sites IDGNow! e TechTudo.
    Afirma-se engenheiro por formação, professor por vocação e micreiro de coração.
    Atualizado em dezembro de 2012
    Fontes:
    Informações enviadas pelo colunista