Alexandra Penhalver

    Alexandra Penhalver Netto é paulista de Jacareí. Nasceu em 20 de agosto de 1970 e formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) no campus de Bauru, SP, em 1998. Começou a trabalhar em maio do ano seguinte, como repórter colaboradora do Diário de Jacareí. No segundo semestre de 1999 fez o Curso Estado de Jornalismo, no jornal O Estado de S. Paulo, na capital. Depois, foi repórter colaboradora na Folha Vale, extinta edição regional da Folha de S.Paulo, em São José dos Campos, SP.
     
    Em maio de 2000, ingressou como trainee no caderno Telejornal, de O Estado de S. Paulo. Em outubro, ainda como trainee, trabalhou no caderno de Política e Nacional do jornal, sendo contratada como repórter em 1o. de janeiro de 2001. Começou na editoria de Política e, em outubro de 2003, foi transferida para o caderno de Imóveis, suplemento da editoria de Economia. Permaneceu no Estadão até 2007, quando foi contratada pela DBM Brasil, onde atuou como consultora editorial até 2008.
     
    Conquistou o Prêmio CPFL de Imprensa (maio de 2004), com a matéria “ONG ensina a fazer aquecedor solar barato”, publicada no caderno Construção, de O Estado de S. Paulo. No mesmo ano, também foi segunda colocada na categoria Segurança Jurídica do Prêmio Abecip de Imprensa com a matéria “Trabalhador informal tem direito a financiamento”, no caderno de Imóveis. Teve participação no livro “A vida com a TV”, coletânea de textos publicados no suplemento Telejornal de O Estado de S. Paulo, organizado por Luiz Costa Pereira Junior e lançado pela Editora Senac.
     
    Ainda em julho de 2008 passou a assessora de imprensa de liderança de governo na Câmara Municipal de São Paulo, na gestão do vereador Police Neto. Por mais de dois anos e meio além de atendimento da Imprensa cuidou divulgação de projetos apresentados e aprovados, entre outros. Entre os resultados obtidos destaca a cobertura sobre o projeto de lei que resultou na Lei 15234/10 – Função Social da Propriedade. Matéria ainda rende resultado positivo.

    Como assessora de imprensa da presidência Câmara Municipal de São Paulo foi presença constante na Sala de Imprensa o que lhe permitiu intensificar o relacionamento profissional, acompanhamento das sessões plenárias e coordenação da equipe de assessores do presidente.

    Desde maio de 2015 é assessora de comunicação da Rossi Comunicação.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/alexandra-penhalver/6/502/26a

    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).