Alexandre Guzanshe

    Alexandre Melo Guzanshe Silva nasceu em Aimorés, região leste de Minas Gerais, em 29 de novembro de 1975. Vive e trabalha em Belo Horizonte desde 1995.

    Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte ? UniBH (MG), onde também fez pós graduação em Jornalismo e Práticas Contemporâneas. Foi pós-graduando em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/ MG), mas trancou o curso faltando apenas três meses para concluí-lo.

    Iniciou a carreira de jornalista como pauteiro e produtor da Tv Gazeta (afiliada da Globo) no Espírito Santo.

    Apaixonado por fotografia, Alexandre voltou para Belo Horizonte em 2002, e começou a trabalhar como fotógrafo freelancer para diversos segmentos da comunicação. Nessa época, fez diversos cursos complementares de fotografia, dentre eles, o ministrado pelo fotógrafo e professor de fotografia David Aguilar.

    Entre 2007 e 2010, atuou como repórter fotográfico do Jornal O Tempo, quando, então, recebeu um convite para trabalhar no Grupo Diários Associados, onde permanece atualmente.

    Além de fazer fotos para o Jornal Estado de Minas, Jornal Aqui e para o Portal de Notícias UAI, Alexandre também fotografa para a agência FotoArena, de São Paulo, e é diretor da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (ARFOC- Minas).

    Dentre os trabalhos realizados, se destacam várias coberturas de Olimpíadas e Copas do Mundo. Suas fotos foram publicadas nos principais veículos de comunicação do país.

    Já promoveu várias exposições fotográficas individuais e coletivas no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, além de cidades mineiras, como Tiradentes e Ouro Preto.

    Trabalhou em diversos curta-metragens, exercendo as funções de fotógrafo still, diretor de fotografia e operador de câmera 16mm e 8 mm. Seu primeiro filme ?Felicidade Instantânea?, curta metragem rodado em 8mm, foi finalizado em 2011. Entre 2007 e 2009, foi professor da Escola Livre de Cinema em Belo Horizonte (MG). 

    Já participou de vários concursos fotográficos, ficando em primeiro lugar na categoria Profissional no Concurso Fotográfico Jornalistas em Foco, promovido pela Canon da América Latina, em 2007; e no Concurso Fotográfico Carnaval a Cavalo promovido pelo Clube Carnavalesco Bonfim, em 2011.

    Também foi selecionado para o Prêmio Porto Seguro Fotografia de 2007 e conquistou duas vezes o segundo lugar do Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, na categoria reportagem fotográfica, em 2008 e 2011.

    Alexandre possui um site, onde expõe seus vários trabalhos e publicações.


    Atualizado em 1º de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG 
    Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.