Amelia Gonzalez

    Amelia Gonzalez nasceu em São Paulo (SP) e graduou-se em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (RJ), em 1972.
     
    Iniciou a carreira como repórter na Editora Globo (RJ), passando depois pela Bloch Editores (RJ), onde foi chefe de Reportagem e editora da revista Pais & Filhos (RJ). Em 1987, foi contratada para atuar em O Globo (RJ), onde chegou a cuidar da editoria de Social do caderno Cidades. Criou, com Agostinho Vieira e Paulo Novis, em 2002, a revista quinzenal Razão Social, abordando questões sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE), da qual foi também editora.
     
    Coordenou, ainda, a página do Razão Social no site do jornal, quando atuou também como editora da área de Sustentabilidade da publicação. A partir de julho de 2012, manteve uma coluna sobre Sustentabilidade na revista O Globo Amanhã, surgida com a fusão dos suplementos Razão Social e Planeta Terra.
     
    Deixou O Globo em janeiro de 2013, quando criou o blog Razão de ser sustentável, onde, dia sim, dia não, coloca reflexões sobre sustentabilidade e abre espaço para contar sobre atitudes de empresas, pessoas físicas ou ONGs que contribuem para melhorar a vida de uma comunidade.
     
    Estudiosa e apaixonada por Responsabilidade Social Empresarial (RSE), conquistou respeito e seu trabalho se tornou um importante indutor para uma gestão socialmente responsável nas empresas. É conselheira da ONG Ação da Cidadania, criada pelo sociólogo e ativista Herbert José de Souza, o Betinho (1935-1997), na década de 1990. Participa anualmente da Conferência Mundial do Instituto Ethos.
     

    Ganhou o Prêmio Orilaxé 2008, na categoria Jornalismo, oferecido pela ONG AfroReggae, por sua contribuição para a cultura afro-brasileira. É autora do livro Porque Sim (Coisa da Gente, 2009), lançado em comemoração aos dez anos da ONG Junior Achievement Rio de Janeiro.
     

    Em abril de 2013 Amelia Gonzalez foi convidada pelo site G1 para fazer parte de seu grupo de blogueiros e colunistas com o blog Nova Ética Social, que atualiza também dia sim, dia não. Em agosto de 2014 estreou como entrevistadora na série Entrevista, que vai ao ar pelo Canal Futura às segundas e quartas. A série terminará em novembro de 2014.

    Apaixonada pelo tema sustentabilidade, participa de todas as conferências, fóruns, encontros sobre o tema, atuando também como mediadora e palestrante.

     
     
    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: