Ana Beatriz Magno

    Ana Beatriz Magno nasceu Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1972. É graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília/DF – Turma de 1992 · Brasília. Fez especialização em Políticas Públicas e Cobertura Periodista pela Fundacion Nuevo Periodismo, em 2001. Obteve em 2006 mestrado em Comunicação e em 2014 doutorado em Comunicação, ambos pela Universidade de Brasília.

    Começou a atuação profissional em 1993 na revista Istoé como repórter. Da revista migrou para o jornal Correio Braziliense com repórter especial. Permaneceu no jornal por 14 anos. Saiu do Correio passou pelo Instituto de Educação Superior de Brasília em 2009 e seguiu como secretária executiva de Comunicação da Universidade de Brasília. Lá cuidou do portal, criou com sua equipe a revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília, onde foi editora e permaneceu até 2013.

    Após um mestrado, o prêmio Nuevo Periodismo Iberoamericano de 2006, concedido pela Fundação Gabriel García Márquez, defendeu uma tese de doutorado sobre grandes textos do século XX, O jornalismo nos tempos da reportagem, em que compara reportagens de García Márquez e Ernest Hemingway, dois autores que passaram a vida escrevendo para jornais. A fim de completar a tese, mudou-se para o Rio e fez trabalhos para Veja como frila, até o final do ano passado.

    Em maio de 2015 começou a trabalhar no jornal O Dia, como editora assistente da Editoria Rio de Janeiro, a convite do publisher Ramiro Alves, para trabalhar com a editora titular Joana Costa.

    Durante a trajetória recebeu 17 prêmios e reconhecimentos pelo trabalho jornalístico desenvolvido. O primeiro veio em 1994 com o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos pela série Tráfico de Crianças, a partir daí e até 2008 conquistou prêmio em quase todos os anos, além de em alguns anos ter recebido mais de um.

    Ela traz na bagagem um prêmio Vladimir Herzog em 2007, um Esso em 2008, e quatro Embratel na categoria Centro-Oeste. Há 20 anos, em 1995, ganhou um prêmio Rei da Espanha, entregue pelo próprio Rei Juan Carlos. Pelo conjunto de temas de suas matérias, foi escolhida Jornalista Amiga da Criança pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). A lista de premiação a Ana Beatriz está na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

    Conquistou importantes posições nos raking J&Cia dos mais premiados jornalistas brasileiros de 2012 a 2015.

     

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/anabeatriz.magno

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/ana-beatriz-magno-comeca-em-dia

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-ranking-j-cia-2013-em-%C2%A0traz-os-mais-vitoriosos-todos-os-tempos-por

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/os-mais-vitoriosos-todos-os-tempos-regiao-centro-oeste-25420151055

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-ranking-j-cia-todos-os-tempos-em-regiao%C2%A0centro-oeste-fernando-rodr

    http://www.igutenberg.org/analise8.html