Ana Estela de Sousa Pinto

    Formada em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba (SP), em 1986, e em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes, de São Paulo, em 1995, ambas ligadas à Universidade de São Paulo (USP),  Ana Estela de Sousa Pinto especilizou-se em Cinema Documentário e é mestra em Administração de Negócios em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), onde faz também o Curso de Especialização em Administração para Graduados (Ceag).
     
    Começou na carreira jornalística em 1988, quando foi selecionada para o primeiro Programa de Treinamento da Folha de S.Paulo (SP). No Grupo Folha, atuou em vários veículos e editorias, como Educação, Cidades, Política e Negócios, e escreveu para o Painel do Leitor e a Primeira Página do jornal. Foi repórter, redatora, editora-assistente, editora e secretária-assistente de Redação. Também fez parte da equipe da Agência Folha (SP) que criou e lançou os cadernos regionais, foi editora-chefe da Folha da Tarde (SP) e coordenou a equipe que implantou o uso da fotografia digital na Folha de S.Paulo.
     
    De 1997 a 2012 ficou responsável pelo Programa de Treinamento em Jornalismo Diário, além da manutenção do blog Novo em Folha, usado como extensão do treinamento. A partir de 2002 passou a organizar a disciplina Jornalismo Diário, oferecida aos estudantes de Jornalismo da USP. Participou ainda da fundação e da diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
     
    Em abril de 2012 assumiu o posto de editora de Mercado do jornal. Coordenou, em janeiro de 2013, a criação da nova estrutura do simulador Folhainvest, que passou a ser uma cobertura multimídia de finanças pessoais no sentido amplo, tratando não só de investimentos, mas também de orçamento doméstico, consumo consciente e educação financeira em geral. Com a minirreforma editorial do Grupo Folha de junho de 2013, passou a comandar o Núcleo de Mercado da Folha de S.Paulo, que passou a incluir o caderno homônimo e os semanais Folhainvest (segundas-feiras) e Carreiras, Imóveis e Veículos (domingos).
     
    Fez parte da Comissão Julgadora do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015. Em julho de 2016 deixou o Núcleo de Mercado e passou a integrar a equipe de repórteres especiais da Secretaria de Redação da Folha. Está entre os Top 50 dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
     
    É autora dos livros Jornalismo Diário (Publifolha, 2009) , A Vaga É Sua (Publifolha, 2010 – com Cristina Moreno de Castro) e Folha Explica Folha (Publifolha, 2012).
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes:
    Informações da jornalista por e-mail
    Jornalistas&Cia – Edição 1000

     

    Trabalha na Folha desde 1988, tendo atuado em várias editorias e veículos, como: Educação e Ciência, Saúde, Negócios, Política, Cidades, Painel do Leitor e Primeira Página da Folha.