Ana Graziella Aguiar

    Ana Graziella Aguiar é bacharel em Jornalismo na instituição de ensino Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Trabalhou na Aranda Editora, grupo dedicado a publicações técnicas, feiras e congressos para a indústria, EBC – Empresa Brasil de Comunicação e é repórter na empresa TV Brasil.

    Como jornalista da EBC, atuou na série de quatro reportagens da emissora sobre a Operação Condor. Em 2012 a série de reportagens Operação Condor, da TV Brasil, foi vencedora do 29º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria “Especial – Verdade”, promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul – RS.

    A equipe de reportagem vitoriosa coordenada pela repórter Ana Graziela foi composta por Gilvan Alves, Ulov Flaminio, Jonas Valente,  Fernando Watanabe, Ana Graziela Aguiar, André Rodrigo, André Gatto, Isabel Mega e Dinho Rodrigues.

    A série foi exibida pela TV Brasil no telejornal Repórter Brasil, com reportagens que confirmam a existência do esquema de atuação conjunta dos regimes militares de Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile, para reprimir militantes revolucionários.

    As reportagens foram produzidas na Argentina e a partir do levantamento de documentos no Arquivo Nacional de Brasília e também dos que estão em posse de pesquisadores sobre o tema. Esses documentos explicam o funcionamento da operação, registram a troca de informações e evidenciam as ações conjuntas das polícias desses países. A série também conta histórias de militantes brasileiros e de outros países do Cone Sul que desapareceram em ações da operação.

    Em novembro de 2014 a reportagem Infância Perdida, ficou entre os finalistas do 1º Prêmio MPT de Jornalismo concedido pelo Ministério Público do Trabalho.

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Foto: crédito – Creative Commons

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3102

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=993

    http://www.ebc.com.br/sobre-a-ebc/sala-de-imprensa/2012/12/serie-de-reportagens-operacao-condor-vence-premio-de-direitos