Ana Maria de Sousa

    Ana Maria de Sousa se formou em jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) em 1987, também concluiu curso superior em letras (espanhol) na Universidade de São Paulo. Em 2012 recebeu o título de mestre em literatura brasileira também pela USP/SP.

    Começou a carreira em 1980 no periódico O Divinolândia como repórter freelancer, onde permaneceu até 1985. Ainda no mesmo período, foi freela durante o ano de 1982 na A Gazeta de Assis, na cidade de mesmo nome.

    Entrou para a tevê Bandeirantes em 1984 como estagiária. Ainda na mesma função, trabalhou por dois anos na Globo, onde cobriu as eleições diretas de 1986.

    Em 1988, já na Folha de S.Paulo, foi repórter freelancer. No mesmo ano entrou como repórter no Diário Popular, permanecendo no jornal até meados de 1997.

    Dois anos após a saída do DIPO, foi contratada pela escola de idiomas Wizard, para ministrar aulas de inglês a executivos do Banco Bradesco.

    Em 2001 foi para a editora Símbolo, onde, por cinco anos, atualizava diariamente o site da revista Tititi, além de colaborar com a revista Mais Feliz.

    De 2006 a 2009 trabalhou para a Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo. Lá foi
    jornalista responsável pela atualização diária do site da APRECESP, editora e repórter do Jornal das Estâncias Paulistas e na elaboração e organização de eventos com autoridades. “Cuidava, explica, da divulgação da entidade e das 67 estâncias paulistas e juntamente com a Editora Abril lançamos o primeiro Guia das Estâncias Paulistas.”

    Em 2009 passou a produtora do programa Super Pop, da modelo e apresentadora Luciana Gimenez.
    Escreveu o livro de crônicas Homens: onde eles estão?, lançado pela Scortecci Editora em 1998.

     

    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: Informações fornecidas pela jornalista