Anapaula Ziglio

    Anapaula Ziglio

    Anapaula Ziglio de Andrade Gaio nasceu em Ourinhos, São Paulo, em 22 de novembro de 1980. Estudou Jornalismo com ênfase em Comunicação Social na Escola de Comunicações e Artes da USP. Por meio de um intercâmbio, cursou o último ano de jornalismo no Institut de la Communication et des Médias da Universidade Stendhal III em Grenoble, França. Da onde trouxe material para seu livro-reportagem “Somos franceses- como vivem os ciganos na França do século XXI” premiado na Expocom 2004.

    Iniciou a carreira profissional durante a faculdade como coordenadora de produção e repórter no programa PGM da TV USP, no canal Universitário (CNU). Depois disso, ingressou como produtora e repórter do telejornal do Portal Terra (antiga TV Terra) ao lado da equipe formado por Jayme Spitscovsky, Roberto Toledo,  Milton Jung, Mona Dorf, Maria Lins, Carlos Sardenberg e Walter Maierovitch.

    Na editora Duetto,  foi redatora web dos sites das revistas Astronomy Brasil, Scientific American Brasil, Mente e Cérebro, História Viva e Entrelivros. Também foi repórter-freelancer da Revista das Religiões, Super Interessante, Cláudia e Recreio da Editora Abril.

    A partir de 2007, atuou como repórter na afiliada de Paragominas da TV Globo-Pará (TV Liberal) sob o comando do diretor Álvaro Borges. Voltou a São Paulo e trabalhou como repórter na IURD TV até 2009. Depois disso, foi colaboradora do Blog Mona Dorf no Portal IG, produzindo e editando conteúdo multimídia sobre cultura. Na mesma época, também esteve na WebTV Petros (www.petros.com.br) como produtora e repórter freelancer. Entrou na TV Record, em São Paulo, para cobrir férias e acabou contratada como coordenadora de Rede, auxiliando no fechamento do Jornal da Record.

    Em 2012, foi convidada pela equipe do diretor Américo Martins a integrar a reportagem da Rede TV, colaborando para o jornal Rede TV News e matinais da emissora. Em 2013, passou a integrar a equipe de reportagem da Rede CNT em São Paulo dirigida por Domingos Trevizan. Em seguida, integrou o quadro de repórteres dos telejornais da RIT TV com a produção de Sueli Marques. Na RIT TV também apresentou os telejornais da casa, o boletim de meteorologia e o programa de entrevistas Análise Direta.

    Em 2017, mudou-se para Jaguariúna, cidade da Região Metropolitana de Campinas. Lá, ingressou, em 2018, como repórter na TV Artes, afiliada da TV Cultura na Região Metropolitana de Campinas. Na mesma TV, também atuou como apresentadora do Jornal Boa Noite Notícias, desde julho de 2020. Quando a TV Artes foi integrada à Rede Conecta  de Araras, no começo de 2022, foi convidada a trabalhar como repórter nas cidades de Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Holambra, Jaguariúna e Pedreira.

    Atualmente trabalha como jornalista da Rádio Estrela FM (95,4 FM) de Jaguariúna, desde agosto de 2022. É estudante de Direito e autora do canal Tête-à-tête com Anapaula Ziglio no Facebook e YouTube, em que realiza entrevistas descontraídas e cheias de conteúdo com especialistas sobre Jornalismo, Direito e assuntos atuais.

    Informações cedidas pela própria jornalista.

    Atualizado em março/2023 – Portal dos Jornalistas