Andréia Lago

    Andréia Munhoz Lago nasceu na cidade de São Borja/RS no dia 27 de fevereiro de 1969. Formada jornalista pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUC-RS em 1991, concluiu dois MBAs, o primeiro em economia internacional pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP) em 2000 e o segundo em derivativos e informações econômico-financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) em 2002. É aluna do Programa de Mestrado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

    Começou a carreira, em 1991, como repórter do Plantão Gaúcha, um programa ao vivo veiculado durante a madrugada. No ano seguinte, passou a integrar a equipe da rádio Guaíba.

    Seguiu para São José do Rio Preto (SP), contratada pela Folha Norte (SP), caderno regional da Folha de S.Paulo, onde atuou como repórter por seis meses. Em março de 1994, se mudou para Brasília, e em julho começou a trabalhar como coordenadora de Reportagem do período da noite, na sucursal da CBN (DF). No final do mesmo ano, foi para a reportagem da Jovem Pan AM (SP), especializando-se na cobertura diária dos Ministérios da Fazenda, do Planejamento, e do Banco Central. Ainda em Brasília, no final de 1997, trabalhou na reportagem nacional da TV Bandeirantes.

    De volta a São Paulo e a Jovem Pan, passou a ser editora do Jornal da Manhã, em seguida âncora do Jornal da Jovem Pan e por último, novamente no Jornal da Manhã, como comentarista de finanças.

    Nessa época, a convite de Sandro Vaia, seguiu para a Agência Estado (SP), com a proposta de reformular a coluna AE-Mercado. Em 2008, passou a atuar também na rádio Eldorado (SP, hoje Estadão ESPN), na ancoragem do Agência Estado no Ar, jornal diário que tratava de temas de Economia, Finanças, Negócios e Política. Com coordenação de Neusa Ramos e produção de Regina Silva, o programa era integralmente produzido por profissionais da Agência Estado no Brasil e no Exterior.

    Foi editora de internacional da Agência Estado, responsável pelo International-Broadcast, até dezembro de 2013, onde coordenou uma equipe de 13 profissionais na cobertura  que define como 24/7: “24 horas por dia, 7 dias por semana” com o noticiário econômico, financeiro e geopolítico internacional em tempo real, além do trabalho diário dos três correspondentes internacionais da AE (Londres, NY e Buenos Aires).

    Em paralelo, coordenou a partir de 2012 a implementação do Curso Estado de Jornalismo Econômico, do Grupo Estado, desde a elaboração do programa, grade de aulas e atividades, seleção de candidatos, preparação de exercícios e supervisão de reportagem especial multimídia de conclusão do curso. Em 2014, assumiu a coordenação interina do tradicional Curso Estado de Jornalismo, além das turmas de Jornalismo Econômico e Esportivo e Semana Estado de Jornalismo Ambiental.

    Foi premiada, em primeiro lugar, no Prêmio Fenaj de Jornalismo de 1993, na categoria Radiojornalismo, pelo trabalho de mapeamento da fome no Rio Grande do Sul. A matéria gerou uma série de reportagens, que foram veiculadas pela Rádio Guaíba de Porto Alegre. O prêmio foi entregue em dezembro de 1993, no Rio de Janeiro, na sede da Petrobrás.

    Escritora, lançou em 2002 o livro Aspectos Comparativos do Regime de Metas para Inflação do Brasil, pela editora BM&F.

    Em julho de 2014, participou da Conferência Global de Jornalismo Mobile e cursou workshop de produção jornalística mobile com Glen Mulcahy, da RTÉ, em Londres.

    Desde outubro de 2014, é sócia fundadora e diretora de Conteúdo do Eder Content, uma produtora de conteúdo jornalístico independente para licenciamento.

     

     

    Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista.

    http://www.edercontent.com.br/equipe/

    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no jornalismo de Economia

    http://www.brasil247.com/pt/247/info/175/quem-somos.htm