Arnaldo Lorençato

    Arnaldo Lorençato nasceu em Pirajuí, interior de São Paulo, mora na capital paulista.

    O editor de gastronomia Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há duas décadas. Escreve sobre gastronomia desde 1992. Seu primeiro texto publicado em Veja São Paulo foi sobre o mais antigo endereço da cidade, o Carlino, ainda nos tempos de glória.

    A partir de 2000, foi editor de gastronomia do suplemento cultural Fim de Semana, da Gazeta Mercantil e, posteriormente, editor de todo o caderno até se desligar do diário econômico em 2005.

    Arnaldo é crítico da revista Veja SP, está à frente do especial Comer e Beber desde seu início, há 15 anos (2010), além de ser professor de jornalismo gastronômico da Faculdade Mackenzie, no Senac e na Faap.

    Sobre o trabalho de crítico gastronômico ele comenta “eu almoço e janto fora todos os dias. De março até setembro, meses que antecedem o Comer e Beber, não tenho folga nem nos fins de semana”.

    Desde 1992 já avaliou cerca de 10.000 estabelecimentos. Proferiu palestras no Brasil e no exterior, em setembro de 2013 foi palestrante no Festival Brasil, promovido pela Embaixada do Brasil na capital italiana no Auditorium Parco della Musica em Roma. Lorençato é também um dos jurados da revista inglesa Restaurant, que lança anualmente o ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo.

    Assina o blog do Lorençato Como, logo existo, no site da revista Veja. Entre os livros que lançou estão o Guia de Restaurantes Japoneses, editora JBC (2004) e foi coautor da Para Que Serve um Crítico Gastronômicos? editora Tapioca, com Pudlowski Gilles.

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://dc.itamaraty.gov.br/eventos/roma-conferencia-de-arnaldo-lorencato

    http://vejasp.abril.com.br/blogs/arnaldo-lorencato/