Augusto Franco

    Augusto Câmara Franco nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 16 de agosto de 1980. Filho de jornalista, cresceu em contato com a profissão. Seguir a carreira foi uma escolha natural. 

    Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

    O primeiro emprego no jornalismo foi como monitor do Marco, jornal laboratório da própria faculdade. Posteriormente, atuou como assistente na Assessoria de Comunicação da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda).

    Em 2004, já formado, foi convidado a participar da equipe de repórteres do Jornal Tribuna do Cricaré, em São Mateus (ES). Eles estavam precisando aumentar a equipe para ajudar na cobertura das eleições municipais daquele ano e, com isso, contrataram vários jornalistas mineiros. 

    De volta à capital mineira, em 2005, conseguiu uma vaga de repórter no caderno Minas (cidades) do Jornal Hoje em Dia, onde permaneceu até maio de 2012. Pilotou o Blog Prato do Dia por três anos, de 2009 a 2012, espaço onde escreveu sobre as novidades de chefs, bares e restaurantes, tendências da gastronomia mineira.

    Em maio de 2012 foi para a Veja Belo Horizonte (publicação lançada naquele mesmo mês) como crítico de gastronomia e um dos colaboradores da primeira edição do Guia Comer & Beber Belo Horizonte.

    Como freelancer, Augusto se especializou em coberturas no setor gastronômico, mas também produziu matérias sobre assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, como infraestrutura urbana, educação, saúde, comportamento, segurança pública, problemas ambientais, trânsito, estradas, patrimônio artístico e religioso, dentre outros.

    Desde março de 2013 é repórter da Revista Encontro, de periodicidade mensal, na área de gastronomia.

     

    Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista.

    www.hojeemdia.com.br/pratododia