Caio Guatelli

    Caio Guatelli é paulista, nasceu em 1977. É considerado umdos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro na atualidade. Possui formaçãoem fotografia pelo Senac de São Paulo, concluída em 2004.

    Começou sua carreira aos 18 anos de idade, antes mesmo de seformar, no jornal O Estado de S.Paulo, onde trabalhou de 1996 a 1999.

    Em 2000 foi contratado pela Folha de S.Paulo, jornal que lhedeu a oportunidade de cobrir, como repórter fotográfico e enviado especial, agrande tragédia causada pelo terremoto no Haiti em 2010.

    Guatelli foi o primeiro repórter fotográfico brasileiro adesembarcar no Haiti para cobrir o terremoto catastrófico que atingiu o país nocomeço de 2010 e matou cerca de 200 mil pessoas. Chegou a Porto Príncipe no diaseguinte ao desastre, e foi embora cinco dias depois. Relatou no bate-papolevado ao ar logo após a tragédia, no site do portal Uol, ?Fiquei com medo denão aguentar tanta tristeza?.

    Na Folha participou de importantes coberturas, como os jogosOlímpicos de Pequim em 2008. As fotos de Caio nas coberturas esportivasretratam atletas em alta velocidade congelando movimentos e expressões, querevelam o empenho e os sentimentos do esportista. Algumas de suas obras dessetipo podem ser vistas no site da Folhapress.

    Ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo 2005 com a fotografiaOrgia Romana, publicada na revista Playboy e também foi o vencedor do PrêmioFolha de Fotografia 2009 com imagem dos Jogos Olímpicos de Pequim. Foifinalista do Prêmio Conrado Wessel 2009.

    Possui a própria agência e estúdio de fotografias e fazfreelancer em fotografia publicitária, fotojornalismo e ensaios fotográficos.

     

     

     

     

    Atualizado em dezembro/2012 – Portal dos Jornalistas

     

    Fontes: 

    http://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/fotografia/reporter-fotografico-da-folha-caio-guatelli-relata-o-que-viu-no-haiti-pais-devastado-pelo-terremoto.jhtm

    http://www.imafotogaleria.com.br/galeria/fotografo.php?cdFotografo=37

    http://www.folhapress.com.br/web/galeria/fotografo.php?cd_galr=197