Claudia Assef

    Claudia Assef Bio nasceu em São Paulo (SP), em 26 de junho de 1974. Depois de formadaem Jornalismo (1996), começou a trabalhar como freelancer para o caderno Acontece,da Folha de S.Paulo. Em seguida,foi contratada pela extinta Folha daTarde, como repórter do caderno Show.

    Depois de rápida passagem pela sucursal paulistana do Correio Braziliense, onde atuou naeditoria de Cultura, foi contratada pela Folha de S.Paulo. Como repórter docaderno Folhateen, trabalhou em temas de comportamento e música. Em 2000, escolhida para o programa de bolsistas dojornal, tornou-se correspondente em Paris.De volta ao Brasil, trabalhou entre 2001 e 2003 no caderno Ilustrada.

    Durante o período em que viveu na França, frequentou clubes nos quaistomou o gosto para ?discotecar?. Já no Brasil, em 2001, estreou como DJ com umaprogramação denominada Ambiance, quemistura ritmos house, disco e electro. Naquele ano, também estreou no rádio o programa semanal Clubtronic Especial, na rádio Energia/97FM, em São Paulo. Em 2003, tornou-seresidente do clube Lov.e, com a programaçãoDiscology.

    Ainda em 2003, foi convidada pelo Grupo Abril para editar a revista Volume01, de música e cultura eletrônica. No mesmo ano, assumiu o comandode outra revista, a independente Beatz.Em 2004, lançou a primeira noite de minimaltechno e vertentes do Brasil, a Mínima, ao lado da DJ Eli Iwasa.

    Como consultora, sócia da agência Supercontents, esteve envolvida na criação e desenvolvimento deinúmeros eventos de música eletrônica. Entre 2004 e 2006, escreveu para revistas brasileiras e estrangeiras,como Bizz, Bravo, DJ World, Jovem Pan, Disco Club (Portugal) e Revista da MTV,entre outras.

    Criou o blog Todo DJ já sambou, em meados de2007. No início de 2008 o blog migrou para o site Rraurl.com, do qual é colaboradora. Atualmente, o blog estáhospedado no portal Virgula.

    Diretora de conteúdo do portal, escreve regularmente para asrevistas DJ Mag e Mixmag e assina a coluna OuvidoAbsoluto, publicada mensalmente aos sábados em O Estado de S.Paulo. Como DJ, mantém a programação Discology (em parceria com Camilo Rocha) no clube Vegas, dedicada à pesquisa musical daseras mais remotas da música eletrônica, do funk e ao hip hop. Já tocou ao ladode vários DJs e se apresentou nos principais clubes do país.

    É autora de Todo DJ já sambou ? A históriado disc-jóquei no Brasil (Conrad, 2003), sobre a história do DJ e da cenaeletrônica no Brasil. Em 2008, o livro chegou à sua segunda edição,ampliada e revisada ? a primeira (com tiragem de 5 mil exemplares) estavaesgotada desde o final de 2006.