Costanza Pascolato

    Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Pallavicini Pascolato nasceu em Siena, na Itália, em 19 de setembro de 1939. Passou o início da infância em Roma, onde teve contato com a realeza europeia. Veio para o Brasil aos cinco anos de idade com seus pais, Michele e Gabriella Pascolato, fugindo da guerra. Em 1948, a família fundou a tecelagem Santa Constância, onde surgiu o interesse de Costanza pela Moda.
     
    Estudou Belas Artes na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), em São Paulo. Seu percurso profissional começou após a morte do pai, quando ela assumiu a empresa da família e a transformou em uma das mais destacadas do País no ramo têxtil.
     
    Conta que, mais jovem, quando ainda não trabalhava na Santa Constância, já queria se envolver com Moda, mas ninguém lhe dava emprego, pois tinha “cara de dondoca”. Chegou a ser vitrinista, mas sem receber nada pelo trabalho. Depois, no ramo da Decoração, fabricava luminárias, que depois vendia para uma loja da badalada Rua Augusta, em São Paulo. Como designer, chegou a assinar uma coleção de jóias da joalheria H. Stern.
     
    A carreira como jornalista começou na Editora Abril, em 1969, onde foi consultora de moda da revista Cláudia durante 17 anos. Depois, assinou uma coluna na Folha de S.Paulo e outra na revista Vogue Brasil, onde continua como colaboradora. Sempre presente na mídia, é tida como sinônimo de elegância e sofisticação.
     
    Escreveu quadro livros: Essencial – O Que Você Precisa Para Saber Viver Com Mais Estilo (Objetiva, 1999); Como Ser Uma Modelo de Sucesso (Jaboticaba, 2003), com Milly LacombeConfidencial – Segredos de Moda, Estilo e Bem Viver (Jaboticaba, 2009), e Ronaldo Fraga  Caderno de Roupas, Memórias e Croquis (Cobogó, 2012), com Cristiane Mesquita e Regina Guerreiro.
     
    Foi casada com o jornalista Nelson Motta.
     
     
    Atualizado em outubro de 2012
    Fontes: