Daniela Costa

    Daniela Costa nasceu em Dores do Indaiá, Minas Gerais, em 30 de maio de 1979. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte (FESBH/ MG).

    O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiária do jornal semanal Edição do Brasil, em 2009, onde era responsável pela produção, apuração e redação de matérias. Neste período, ela alternava com o estágio, o trabalho em uma empresa de construção civil, que era sua fonte de renda.

    Em 2009, foi selecionada para uma vaga de estágio na revista Encontro e teve que tomar uma decisão: largar o emprego na área da construção civil, onde ocupava o cargo há seis anos. Apesar de ter optado pelo estágio, antes de decidir precisou analisar a proposta e considerar que aceitá-la significava reduzir sua renda, pois morava sozinha na capital e dependia da remuneração.

    Durante um ano viveu com as economias que juntou. No estágio atuava no setor de fotografia da redação da revista Encontro. Mas, como apresentou um bom desempenho foi contratada, em 2010, como repórter e teve a sua primeira matéria produzida como capa da revista.

    Atualmente, além de ser repórter geral da Encontro, ela também produz vídeos jornalísticos para o site da revista.

    Apaixonada por animais dedica a maior parte do seu tempo, fora da redação, para ajudar cães e gatos maltratados ou abandonados. Participa de várias ONGs protetoras de animais e se considera uma protetora independente, pois constantemente articula ações de resgate.

    Com esse espírito humanitário, a jornalista já fez algumas matérias que, além de grande repercussão, a emocionaram. Uma das matérias foi a Mães de Coração, em 2010, que contavam histórias de pessoas que adotaram crianças. A outra foi Mineiros sem fronteiras, em 2012, sobre ajudas que são enviadas para países carentes do exterior.

    Daniela mantém o blog Reflexos de uma Mulher Comum, onde compartilha crônicas e poemas, algumas dos seus autores preferidos e outros de sua autoria. Em 2001, também escreveu o livro Emoções ao Vento, com crônicas e poemas, mas não chegou a ser publicado.

     

     

    Atualizado em 5 de outubro de 2012 – Portal dos Jornalistas/ MG.

    Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.