Danilo Gentili

    Danilo Gentili nasceu em Santo André (SP), em 27 de setembro de 1979. Formou-se em 2003, no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UniABC, Universidade do Grande ABC – UniABC.

    Começou a carreira em 2005 e já em 2006 fundou o Comédia ao Vivo, show de humor de sua própria autoria. Neste mesmo ano, passou a integrar o espetáculo de comédia Clube da Comédia Stand-Up. Além disso, transitou por grandes festivais e eventos como o Comédia em Pé, no Rio de Janeiro, e o Risorama, mostra oficial de humor do Festival de Teatro de Curitiba.

    Danilo é ainda cartunista e chargista. Manteve uma coluna às segundas-feiras no jornal Metro e foi colaborador da revista Mad.

    Na trajetória passou por televisões: Ganhou projeção nacional como integrante do programa de humor jornalístico CQC-Custe o Que Custar (2008/2011), da Rede Bandeirantes. Na emissora, foi apresentador do late-night talk show/Agora É Tarde (2011/2013), substituiu o Marcelo Tas apresentando o Custe o Que Custar, da Band, em 2012. Apresentou em 2011, o Comedy Central Apresenta. E segue na SBT e FX/FOX no Politicamente Incorreto. Ambos desde 2014.

    No teatro foi ator e autor em 2005 do Clube da Comédia Stand-Up, Comédia Ao Vivo, entre 2006 e 2009; Circuito Baviera Premium, 2007/2008; comandou o Show solo de comédia stand-up, 2008/2011; participou do elenco da peça Divina Comédia, em 2009; e Politicamente Incorreto em 2010. E no cinema fez parte do elenco de três filmes: Mato sem Cachorro/2013, nas As Aventuras de Paddington fez a voz do ursinho com o mesmo nome, que passeia pelas ruas de Londres/2014 e de Superpai, filme policial, em 2015.

    Em 2011 Danilo Gentili foi citado no The New York Times pelo seu trabalho de comediante no Brasil. Sobre o comediante, o jornal americano publicou: “Com seu rosto de bebê, e riso de menino pateta, o sr. Gentili, 31, é o terrível infante da comédia no Brasil. Construiu sua reputação com uma disposição de perguntar a celebridades — e, especialmente, políticos – questões consideradas embaraçosas, ultrajantes ou desrespeitosas”.

    Em dezembro de 2009 lançou pela Panda Books seu primeiro livro, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola. No livro é ensinado, passo a passo, como uma pessoa se tornar o pior aluno em uma escola.

    No dia 1 de outubro de 2010, o humorista transmitiu o  primeiro solo de stand-up político do país ao vivo pela internet. Um milhão e 200 mil pessoas assistiram ao show transmitido pelo portal UOL. O show rendeu um DVD, um áudio livro em CD e está disponível para download o livro Politicamente Incorreto. O segundo livro, Politicamente Incorreto, também lançado pela editora Panda faz piadas ácidas sobre a situação atual da política no Brasil e do descaso com a população.

    Em 2008, foi premiado como o Paulistano do Ano pela Veja. Gentili recebeu comenda Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, a qual foi concedida pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP) e também com o Mérito Artístico e Cultural pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Em abril de 2014 recebeu o Troféu Imprensa, categoria Internet com o programa Agora é tarde.

    Estreou em 10 de março de 2014, no SBT, o seu novo programa, o The Noite. Em janeiro de 2015 o programa passou a ser apresentado pela SBT às 4as à noite.

    É proprietário, juntamente com Rafinha Bastos e Ítalo Gusso, do clube de comédia Comedians, onde humoristas apresentam shows de stand-up.

    Em maio de 2015, estreou seu quadro na Jovem Pan, o ‘Acorda, Gentili’, e comentou, de forma bem-humorada, os últimos acontecimentos na política do país. Munido de piadas, comentou pronunciamento de Dilma no feriado. O quadro vai ao ar às 8 horas, durante o ‘Jornal da Manhã’. Ouça a primeira edição do ‘Acorda, Gentili’.

    Descendente de italianos, Danilo cresceu num cortiço no Parque das Nações, bairro de classe média baixa de Santo André. Aos 18 anos, perdeu o pai e irmã mais velha, mas não perdeu o humor.

     

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-trofeu-imprensa-em-apresenta-vencedores-br

    https://twitter.com/danilogentili

    https://www.facebook.com/Danilo.Gentili.Oficia