David de Oliveira Lemes

    David de Oliveira Lemes é bacharel em Mídias Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), graduado em 2005. Na mesma instituição fez mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital (2009) e faz doutorado em Modelagem de Software. Estudou também artes gráficas, processamento de dados, desenho, ilustração, 3D, pintura, quadrinhos e jornalismo multimídia.
    Realizou trabalhos em editoras, revistas, agências de publicidade e estúdios de design. Em julho de 1999, foi contratado como editor da AOL Brasil, onde, mais tarde, foi coordenador de núcleo. Na empresa, participou, entre outras atividades, da criação e implantação da AOL WebCam para bate-papos interativos, da cobertura fotográfica de eventos, da edição e gerenciamento de conteúdo do Canal de Esportes da AOL Brasil, da coordenação, produção, design e edição do site AOL Olimpíada 2004, da criação de produtos editoriais e da coordenação de plantões na página principal do site.
    Em 2006, foi para a PC World, da IDG Brasil, atuar como produtor web, participando da redação, colaboração e produção de reportagens especiais e de textos para a revista impressa e também para o site, além da produção de ilustrações para a web e projetos especiais para webcasts. Ainda em 2006, começou a trabalhar como designer na PUC/SP, participando da produção e desenvolvimento de websites e materiais de comunicação para a instituição, e da criação, produção e desenvolvimento de projetos especiais de comunicação digital.
    Como especialista em tecnologias de aprendizagem interativa, foi contratado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) em outubro de 2007, onde coordenou e supervisionou o Núcleo de Mídias Digitais da entidade. Em 2009, foi para a agência Punch Interativa, onde foi produtor e sócio. Participou da criação, desenvolvimento e reestruturação de portais, hotsites e sites importantes para a internet brasileira, como Abril.com, Africa Propaganda, Submarino, Cidade Internet, NO., entre outros.
    É, desde novembro de 2005, editor, organizador e proprietário do GameReporter, o primeiro blog de cultura gamer do Brasil, alocado no portal UOL. Edita, ainda, o GameOz, para quem gosta de jogos em flash, rápidos de carregar e jogar, e o GameConsole, sobre plataformas de games. Mantém o blog Dolemes 3.6, voltado para a educação, novas tecnologias, mídias sociais etc.
    É professor do Departamento de Computação da PUC/SP, nas áreas de Jogos Digitais e Novas Mídias, desde 2008, e do curso de Jogos Digitais das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), desde 2009. É, também, coordenador do curso de extensão Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae) da PUC/SP.
    Atualizado em novembro de 2011 / Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Informações fornecidas pelo jornalista