Edônio Alves Nascimento

    Edônio Alves Nascimento nasceu em Solânea, Paraíba, em cinco de janeiro de 1964. Formou-se em Comunicação Social em 1988, pela Universidade Federal da Paraíba, e fez pós-graduação em Letras, concluindo o mestrado e o doutorado, em Literatura Comparada, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, em 1999 e 2011, respectivamente.

    Iniciou sua carreira nos jornais O Norte e O Momento, tendo passado pelo suplemento regional da revista Veja e pelas televisões Cabo Branco (afiliada da Rede Globo) e O Norte (SBT) como repórter e editor, respectivamente.

    Edônio é professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba.

    Escritor, publicou quatro livros. Em 1992 publicou, pela Editora Ideia, de João Pessoa, Essa doce alquimia, sua primeira obra em poesia.

    Seu segundo livro de poemas, intitulado Os amantes de Orfeu & poemas de rima interior, foi publicado em 1999 pela Editora Manufatura, também de João Pessoa.

    Publicou também, em 2014, A ferrugem e o mármore, coletânea de contos com a qual iniciou uma experiência criadora na área de ficção. Publicou ainda, pela editora da UFPB, em 2006, As ligações perigosas: relações entre literatura e jornalismo na década de 70 no Brasil, um ensaio crítico fruto de pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Em junho de 2015 segue como editor de esportes da TV UFPB e integra o grupo de pesquisadores do SPORT, Laboratório de História do Esporte e do Lazer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e escreve no site do Globoesporte.com/pb. Foi anunciado pela Globo em abril de 2014 – Edônio Alves é o novo blogueiro do Botafogo-PB . Assina o http://meufutblog.blogspot.com.br/.

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    http://meufutblog.blogspot.com.br/

    http://globotv.globo.com/rede-paraiba/globo-esporte-pb/v/edonio-alves-e-o-novo-blogueiro-do-botafogo-pb/3253405/