Eduardo Auler

    Eduardo Auler, que era editor-assistente da editoria de geral do Extra assumiu como editor e passou a comandar o Núcleo de Jornalismo Hiperlocal. O núcleo atua no suplemento Mais Baixada lançado pelo jornal Extra em quatro de março de 2013. O suplemento, que aposta no jornalismo hiperlocal, tem o formato tabloide e circula em 13 municípios da Baixada.

    Eduardo Auler foi Prêmio Esso de Reportagem pela série de reportagens intitulada Adeus, futuro, publicada no jornal EXTRA, do Rio de Janeiro. Durante um período de quatro meses, Eduardo visitou mais de 50 escolas levantando informações de crianças que haviam abandonado os estudos. Em seus cálculos, apontou que, a cada dia, a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro perdia cerca de 800 alunos, revelando um silencioso movimento de evasão escolar que passava despercebido por educadores, autoridades e profissionais da área de educação.

    A mesma matéria deu a ele o Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo, terceira edição, em 2006, instituído pela Caixa Econômica Federal com realização da Revista IMPRENSA e em 2007 o prêmio Andifes de jornalismo.

    Em palestra realizada na PUC/Rio Eduardo lembrou que a pauta da matéria premiada veio do estranhamento em relação a um dado no release da Secretaria estadual de Educação: 20% dos alunos deixavam a escola. Para apurar a história, ele abriu mão das férias e superou, com a ajuda da sorte, a dificuldade em visitar colégios de cidades mais distantes, como Macaé e Friburgo: “Soube de um concurso de banda em uma escola pública em Niterói do qual participariam estudantes de diferentes regiões. Fui até lá e peguei o contato de cada um deles – explicou o jornalista, que entrevistou 150 estudantes”.

    Espirituoso, Eduardo divertiu a plateia ao recordar os bastidores de sua primeira série de reportagens premiada, pela Sociedade Americana de Imprensa (SIP): “Fiquei dois meses copiando a mão, mais de cem relatórios do abandono dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) do governo Garotinho (1999-2002). Todo dia. No fim, depois de ter copiado praticamente tudo, eu conquistei a confiança de uma das coordenadoras e ela me deu os relatórios”.

     

     

    Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição Edição 887/ de 6 a 12 de março de 2013

    puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua…/start.htm?…

    http://www.premioesso.com.br/site/noticias/release_2006_09.aspx