Eduardo Tristão Girão

    Eduardo Tristão Girão nasceuem Belo Horizonte, Minas Gerais, em 12 de julho de 1981. Estudou ComunicaçãoSocial com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica deMinas Gerais (PUC/ MG).

    O primeiroemprego no jornalismo foi um estágio comorepórter trainee da editoria de Gerais do Jornal Estado de Minas. Era responsável pela ?escuta policial?, além de produzir pequenas notas e matérias.  

    Entre 2004 e 2006, atuou como freelancer,escrevendo matérias sobre gastronomia para o “Divirta-se”(caderno-revista quecircula as sextas-feiras no jornal). Nessa época, também colaborou com matérias para algumas revistas como a ?Prazeres da Mesa?, ?Gula? e paraa revista do supermercado Verdemar.

    Em 2005, fez um trabalho de avaliação de barese restaurantes em 40 cidades mineiras (incluindo BH) para o Guia Unibanco MinasGerais, lançado no mesmo ano pela editora Bei.  

    Um ano depois, passou a trabalhar comorepórter para uma empresa que terceirizava seus profissionais para o Estado deMinas.  Eduardo, então, continuou suas colaborações para o “Divirta-se” e passou a escrever também para o caderno “Pensar”.

    Foi contratado pelo jornal em 2007 e,atualmente, integra a equipe de repórteres do caderno EM Cultura. É oresponsável pela seção ?Bares e Restaurantes? do caderno Divirta-se e também otitular da coluna ?Gastronomia?, veiculada toda semana na RádioGuarani (FM 96,5).

    Desde 2005, Eduardo cobre o festival degastronomia de Tiradentes, além dos tradicionais Festivais de Comida di Buteco que acontecem anualmente em Belo Horizonte. Também participa de cursos de culinária,degustações e atua como jurado em competições do segmento gastronômico.

    Entre 2009 e 2011, fez três viagens paraPortugal, onde teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a gastronomia e osvinhos do país. Suas reportagens sobre o tema renderam três páginas no cadernode Turismo do Estado de Minas. Todas com fotos feitas pelo próprio jornalista.

    Eduardo mantém um blog, intitulado Blog doGirão (http://www.dzai.com.br/eduardogirao/blog/blogdogirao),um espaço onde faz a cobertura da cena gastronômica da capital mineira,incluindo todo tipo de novidade na área. Também escreve comentários sobre suas visitas às casas da cidade, bastidores, livros, programas de TV, produtos, comércio, receitas, viagens e ocasionais divagações pessoais. 

    Atualizado em 03 de fevereiro de 2012 – Portal dosJornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelopróprio jornalista.