Elói Zorzetto

    Elói Francisco Zorzetto nasceu em Veranópolis, RS, em 28 de maio de 1959. É formado em Jornalismo pela Unisinos em 1984. Antes do Jornalismo, em 1978 fez vestibular para Direito e chegou a cursar as matérias básicas, porém em 1980 acabou optando pelo jornalismo.

    Aos 55 anos, o jornalista constrói sua carreira entre o rádio e a TV. Com quase 40 anos de profissão, sendo 35 dedicados ao Grupo RBS, começou a carreira com 14 anos, quando fazia locução da rádio Veranense dos Capuchinhos, de Veranópolis, RS.

    Trabalhou num banco, aos 17 anos, deixou o banco; aos 18, fez teste para locutor no Sistema Globo de Rádio, começando a trabalhar na antiga Continental. Em seguida, foi para a Rádio Gaúcha e para a TVE. Deixou a Continental quando começou a trabalhar na Gaúcha FM, onde fazia programação para as emissoras de Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Blumenau, Florianópolis, e Rádio Alvorada, de Brasília

    Na mesma época, mudou-se para Porto Alegre e encarou as duas faculdades definindo-se pelo jornalismo.

    Começou a trabalhar na RBS no ano de 1978, apresentando o Jornal do Almoço. Desde 1988 apresenta diariamente o RBS Notícias. Além do Jornal do Almoço e do RBS Notícias, Elói Zorzetto apresentou o Bom Dia Rio Grande e o extinto Jornal da RBS.

    Elói participou do nascimento da Rádio Atlântida, onde ficou paralelamente com a TV até 1986.

    Entre os momentos mais marcantes de sua trajetória destaca a tragédia de Santa Maria. “Foi, com certeza, uma das notícias mais tristes que tive que dar”, lembra, revelando que a intensa cobertura da emissora registrou um momento histórico na RBS TV: tirar a programação da Globo do ar para uma transmissão, ao vivo, em pleno domingo. “A lista de mortos também foi complicada de ler, pois fomos conhecendo os nomes na medida em que eram lidos, muitas vezes percebendo, inclusive, que havia conhecidos”, detalha.

    Na bagagem também traz momentos de notícias boas. Elói afirma que divulgar a vitória do Brasil nas Copas de 1994 e 2002 foi muito bom e está entre as melhores que já deu.

    Elói é o filho do produtor de vinho Albino Antonio Zorzetto (falecido) e da dona de casa Belmira Zorzetto. Os irmãos Eloísa e Elódio, todos jornalistas com atuação em TV. Casado há 20 anos com a ortodontista Ana, eles têm dois filhos Carolina, de 18 anos, e Tiago, de 15. Orgulhoso, ele conta que a mais velha já sabe que carreira seguir: Jornalismo. “Acho que demos bons exemplos”.

    Em dez 2011 a matéria Pesadelo da Saúde desenvolvida em equipe ficou entre as 15 vencedoras do Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, que reconhece trabalhos produzidos por profissionais do Grupo RBS. Participaram da reportagem além de Elói Zorzetto, os jornalistas Daniella Poli, André Azeredo, Karina Chaves, Guto Teixeira, Itajaiba dos Santos, Marcos Valim Hofmann, Robson Stefani e Everton Correa (RBS TV Porto Alegre).

    Em dezembro de 2012 a RBS TV, afiliada da Rede Globo, celebrou 50 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Os apresentadores Carla Fachim e Eloi Zorzetto foram os mestres de cerimônia da festa, que teve participação especial da Orquestra de Câmara Fundarte – com arranjo de Jean Presser e Vagner Cunha e regência de Antônio Borges Cunha – tocando uma rapsódia de vinhetas dos programas da emissora. Durante o evento, a história da emissora foi relembrada, culminando no descerramento da placa dos 50 anos da RBS.

    Elói segue como apresentador do telejornal RBS Notícias da RBS TV. O jornalista é um dos mais respeitados âncoras do estado do Rio Grande do Sul.

     

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.unicos.cc/eloi-zorzetto/#.U6xkMJRdVps

    http://www.coletiva.net/site/perfil_detalhe.php?idPerfil=564