Fábio Zanini

    Fábio Zanini é jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), com mestrado em relações internacionais pela School of Oriental and African Studies (Soas), da Universidade de Londres.

    Entrou na Folha em 1995 como repórter da Agência Folha, foi editor-assistente da Revista da Folha, correspondente em Londres, repórter de Brasil e da Sucursal de Brasília.

    Cobriu as duas eleições presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e os escândalos do “mensalão” e dos “sanguessugas”, entre outros.

    É um aficionado pelo continente africano. Acha que, perto de desafio de atravessar ileso o plenário da Câmara dos Deputados em dia de votação, atravessar as selvas da África será moleza. Esteve na África em 2002 acompanhando a visita do ex-presidente Lula a Gana, cobriu a tumultuada eleição no Zimbábue, e, entre outras coberturas, visitou o campo dos refugiados no Congo. Em 2010, a Folha enviou Fábio “de novo”, diz com satisfação, para um período de seis meses na África do Sul até a Copa do Mundo (daquele ano).

    Quando retornou ao Brasil virou editor de Internacional. Para Zanini, sua editoria também goza de um bom momento no país. Nunca se quis tanto saber sobre o mundo. “O jornalismo internacional no Brasil está crescendo e ganhando importância”, disse em outubro de 2013 ao Portal Comunique-se.

    Assinou o blog Pé na África no portal UOL. Na página postou, em março de 2011, a despedida e o agradecimento aos mais de 6 mil leitores. Também do projeto de viagens da África do Sul ao Egito surgiu um livro. Com o mesmo nome, a obra relata sua trajetória por 13 países do continente africano e cerca de 30 cidades. Foi lançada pela Publifolha em dezembro de 2009.

    Depois de editor de Mundo da Folha e um período de licença, Fábio assumiu em novembro de 2015 a editoria de Poder. Sobre o novo desafio no atual cenário mundial postou no facebook: “O desafio é gigante, para dizer o mínimo. Mas posso dizer que raramente estive tão empolgado e feliz em duas décadas de jornalismo”. E completou, “mais do que pular num bonde andando, estou pegando um Fórmula 1 andando. E conto com a reza brava de todos”.

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/perfil.html

    https://www.facebook.com/fabio.zanini.7946/about

    http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/