Fernando Calmon

    Fernando Calmon nasceu em 25 de outubro de 1946, em Fortaleza (CE). É o filho mais velho, entre seis irmãos, do ex-senador, deputado federal e presidente dos Diários Associados João Calmon.

    Apesar de ser formado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), construiu toda sua carreira no Jornalismo. Em seu primeiro trabalho na áreas, criou em 1967, ao lado de Álvaro Costa Filho ,o programa Grand Prix, pela Rede Tupi de Televisão (RJ/SP). No ano seguinte começou a publicar matérias na imprensa escrita, mais precisamente no Jornal do Commercio (RJ), onde manteve uma coluna sobre a indústria automotiva até 1971. Chegou às revistas em 1970, passando a escrever para O Cruzeiro as novidades sobre carros nacionais e estrangeiros.

    De lá para cá, publicou matérias nos jornais Diário de São Paulo, Diário da Noite, Jornal dos Sports e Gazeta Mercantil, nas revistas Anuário Motores, Auto Esporte (que dirigiu por 12 anos), Popular Science, 4×4 & PickUp, Motorshow, Carga, Manchete, Tecnologia Automotiva/AEA, Automotive World, Ícaro, Carro, Salões de Automóveis, Dream Cars, Automóveis Antigos, Motos de Sonho, Fusca & Cia, Salões de Motos, Fúria e Miniaturas e Modelos, Automotive Businness e 4×4 & Cia, na rádio Difusora (SP), nas redes de televisão Manchete, SBT, Record, OM e Bandeirantes e nos blogs e sites Alta Roda, AutoZ, Autoline, Carro on Line, The Car Connection, Web Motors e UOL Carros.

    Sua coluna Alta Roda, iniciada em 1999, é publicada em uma rede nacional de mais de 100 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site inglês just-auto. Atua como consultor em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística.

    Em 2014, partiu para mais uma importante etapa em sua carreira, ao comandar o surgimento de uma nova publicação para o segmento, a revista Top Carros.

    Calmon é +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva. Confirmou a expectativa e terminou a eleição quase 3 mil pontos à frente do segundo colocado. Em 2014, inclusive, ele já havia integrado a lista dos +Admirados Jornalistas Brasileiros, classificação nacional que contempla todas as editorias em eleição promovida por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. Em novembro de 2015 Calmon foi reeleito confirmando sua presença como um dos +Admirado da Imprensa Brasileira.

     

     

     

    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    http://carplace.virgula.uol.com.br/quem-somos

    http://twitter.com/#!/fernandocalmon