Fernando Camargo

    Fernando Carlos Cruz de Camargo nasceu em São Paulo no dia 8 de julho de 1977. Se formou jornalista, em 2001, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Concluiu ainda o curso de locução em rádio e tv, em 2004, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pós-graduação em comunicação e marketing de mercado pela Universidade Paulista (UNIP).

    Começou a carreira em 1998 no Vivo Interativo, site especializado em produção de conteúdo web nas editorias de turismo e esporte.

    Em 2000 entrou para a ESPN Brasil. No primeiro ano foi estagiário na produção e apoio aos Jogos Olímpicos de Sydney, além de participar das transmissões de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e dos programas Linha de Passe e SportCenter. No ano seguinte, já contratado como produtor do canal, atuava nas transmissões ao vivo em diversos esportes. Ainda 2000, foi promovido a editor dos programas SportCenter e Por Dentro do Basquete e roteirista-finalizador do NBA.com, atração voltada para o basquete norte americano.

    Durante uma semana, no mês de dezembro de 2002, participou de um estágio no diário esportivo Lance!. Ainda em 2002, foi repórter da Folha online durante dois meses para cobrir as fases decisivas do Campeonato Brasileiro com matérias em jogos e treinamentos dos clubes que lutavam pelo título.
    Entrou para o departamento de esportes do SBT onde foi produtor e editor das transmissões do Campeonato Paulista, Copa Ouro e Sul-Americano Sub-20. Na época, a equipe era chefiada por Carlos Martins com a narração de Dirceu Maravilha e Paulo Andrade.


    Em 2004 foi para a RedeTV! como editor dos programas Bola na Rede e RedeTV! Esporte. A equipe era comandada por Carlos Martins e Terence Paiva. Ainda no mesmo ano, se transferiu para a tevê Gazeta, onde exerce a função de sub-editor de esportes. Na emissora, atua como produtor, editor e diretor dos programas Mesa Redonda, Gazeta Esportiva, Manhã Gazeta e Super Esporte.


    Em 2010 foi convidado pela emissora para narrar os gols da rodada para os diversos programas da casa.

    De maio a setembro de 2012, foi comentarista e apresentador na rádio Bradesco Esportes FM. 

    Fernando ainda participou como comentarista na rádio 9 de Julho, Tv Corinthians e Mix TV.  


    É comentarista da rádio web FutMundi e narrador do SKY Sports.

    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:
    Informações fornecidas pelo jornalista.