Fernando Guedes

    Fernando Ruffoni Guedes é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS), de Porto Alegre (RS).
     
    Trabalhou em alguns dos principais veículos de Comunicação da capital gaúcha, como a TV Difusora (RS), Folha da Manhã (RS), rádio Guaíba (RS) e TV Gaúcha (RS). Mudou-se em 1980 para Brasília (DF), onde foi editor e chefe de redação da TV Globo (RJ), com passagens pelas sucursais do Jornal do Brasil (RJ), de O Globo (RJ), do SBT (SP) e da TV Record (SP), além da redação do Correio Braziliense (DF).
     
    Coordenou a equipe de Jornalismo da campanha de Mário Covas à Presidência da República em 1989. Em 1991, integrou a equipe de brasileiros que esteve em Angola (África), após do primeiro acordo de paz entre o Movimento Popular de Libertação de Angola (Mpla) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), que permitiu a realização das primeiras eleições presidenciais no país. Coordenou o trabalho de modernização da emissora estatal de televisão local. 
     
    Na campanha presidencial de 2006, chefiou a assessoria de Imprensa do comitê central de Geraldo Alckmin na campanha à Presidência da República. Em 2007 esteve na assessoria da liderança do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Câmara dos Deputados. No ano seguinte, passou a chefiar a Representação do Rio Grande do Sul em Brasília, nomeado pela então governadora gaúcha Yeda Crusius. Deixou o cargo em setembro de 2009 para desenvolver um projeto próprio na área de consultoria.
     
    Foi nomeado em maio de 2016 para o cargo de secretário-adjunto de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). Saiu da função em janeiro de 2017 para ser coordenador da rádio e TV Justiça, mantidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2017
     
    Fontes:
    Foto: Jefferson Bernardes/Palácio Piratini