Francisco Barbosa

    Francisco de Souza Barbosa Júnior nasceu em Juiz de Fora/MG em 19 de março de 1958. 

    Começou a carreira na cidade natal, em 1973, pela Rádio Difusora de Minas, como locutor comercial e apresentador de programas como Pneubrás, você e a música. Em seguida, apresentou programas na Rádio Sociedade, também em Juiz de Fora/MG, sendo o principal deles A Caminho De Um Novo Dia. 

    Em 1981, Francisco mudou-se para o Rio de Janeiro, para ocupar o horário de 2 às 6 da manhã na tradicional rádio Cidade FM, a principal emissora jovem da época. Depois, apresentou os programas DJ’s Parade e Rock Laser, na rádio Del Rey FM, emissora ligada a um grupo mineiro e que em 1984 mudaria de nome para Alvorada FM. 

    Barbosa ainda trabalhou como locutor nas rádios Nacional FM, Estácio FM, RPC FM e Globo FM. Em 1986, recebeu um convite do locutor Haroldo de Andrade para cobrir férias nos Debates Populares na Rádio Globo AM. Agradou tanto que foi definitivamente contratado pela emissora no mesmo ano.Após fazer pontas no programa Paulo Giovanni, apresentado pelo homônimo, ganhou seu próprio programa em 1988: o Show da Manhã. 

    Sete anos depois, em 1995, o programa muda de horário e de nome para Programa Francisco Barbosa, que se transforma em líder de audiência no horário de meio-dia às três da tarde do rádio carioca. 

    Em 2000 deixa a rádio Globo e estréia na Rádio Carioca AM, onde ficou por pouco tempo, já que no final daquele ano foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PSDB.No ano seguinte, voltou para o rádio para apresentar o Super Debate Tupi, na Super Rádio Tupi, onde se destacou fazendo a cobertura que fez ao atentado de 11 de Setembro de 2001. No final do mesmo ano, voltou para a Globo para comandar o Boa Tarde Globo, um programa de variedades. 

    Em 2005, é dispensado pela emissora e volta a Rádio Tupi, onde comanda o Programa Francisco Barbosa, que vai ao ar de 9 da manhã ao meio-dia, de segunda a sábado. 



    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas. 

    Fontes: