Francisco Reis

    Técnico em artes gráficas formado pelo Senai-SP, Francisco Célio dos Reis graduou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP), em 1983. Possui ainda cursos na área de direção de veículos, como o BMW Driver Training e o curso de Direção Evasiva ministrado pela Volvo. 
    Sua carreira profissional teve início em 1986, quando trabalhou como redator na revista Transporte Moderno (SP). Em 1990, passou para a revista Carga & Transporte (SP), na mesma função. No jornal Folha da Tarde, em 1992, além de repórter, editava e redigia a página de carros e auxiliava no fechamento diário da página de Economia. 
    Em 1996, exerceu o cargo de repórter da revista Projeto Piloto. No ano seguinte, foi editor-assistente do Shopping News, sendo responsável pela redação e edição do caderno Automotor News. No mesmo ano atuou como repórter do jornal Diário de São Paulo (SP), cobrindo a indústria automobilística. Ali permaneceu até 2002. 
    Como piloto, nessa época, atuou também no exterior, testando automóveis em diferentes países, como Estados Unidos, Alemanha e Itália. Paralelamente, também passou por assessorias de imprensa, como a da Associação Brasileira de Rugby. 
    No início de 2004, foi ser redator-chefe do jornal O Diário (Primavera do Leste, MT), mas em maio daquele ano já ocupava a função de redator da Revista Caminhoneiro (SP), da TT Editora, onde ainda produz matérias sobre transporte, com ênfase em assuntos que afetam direta ou indiretamente os caminhoneiros. Desde janeiro de 2008, edita também a revista eletrônica Sem Medida, da Writers Editora, destinado ?ao público plus size?. 
    Ganhou o Prêmio Anatec de Jornalismo 2005, promovido pela Associação Nacional de Editores de Publicações, com a matéria O rebite mata, descrevendo o uso de anfetaminas e seus efeitos nos caminhoneiros.
      
    Última atualização: Atualizado pelo Portal dos Jornalistas ? Set/2011.
    Fontes:
    Depoimento pessoal