Hércules Góes

    Hércules Góes nasceu em 7 de junho de 1954, em Santos (SP). É advogado formado pela Faculdade de Direito de Santos (SP), em 1973, e jornalista pela Universidade Católica de Santos (UniSantos/SP), em 1984. Faz mestrado em Direito Ambiental na mesma instituição.

    Filho do advogado Lourival Inocêncio de Góes, opositor do golpe militar de 1964, decidiu também estudar Direito. Já havia se formado em Jornalismo quando decidiu mudar-se para Rondônia, em 1985.

    Paralelamente às atividades forenses, trabalhou para as filiadas locais do SBT e da TV Manchete e na rádio Cairi. Envolveu-se com os temas ambientais e de sustentabilidade, participou da criação da Fundação Vale do Guaporé, nos anos 90, e colaborou ativamente no Fórum das ONGs na Eco 92. Criou, na ocasião, o jornal ? que depois viraria revista ? Ecoturismo, o primeiro veículo brasileiro especializado em Turismo Ecológico, do qual é editor.

    Voltou a morar em Santos, onde trabalha e faz mestrado. Preside os Fóruns Permanentes de Sustentabilidade do Litoral Norte Paulista e da Amazônia.

    Foi vereador em Santos e, em Rondônia, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e presidente da Fundação Vale do GuapDa oré e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil e Venezuela, entre outras.

    Escreveu os livros Estrada Já! Bloco Norte do Mercosul: Uma ideia revolucionária (1995), A Odisseia da Ocupação Amazônica (1997), Amazônia ao Carbono Zero (2009), Madeira Mamoré ? Patrimônio da Humanidade, Perspectivas Econômicas da Amazônia, O Grito da Amazônia Sustentável Contra o Aquecimento Global (2010), Justiça Climática e Pré-Sal (2010) e Arqueologia Tridimensional da Amazônia (2011), todos publicados pela Editora Ecoturismo.

    Mantém o blog Hércules Góes, alocado no portal UOL desde agosto de 2006.


    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes: