Ieda Marcondes

    Nascida na cidade de São Paulo/SP, em 26 de agosto de 1986,Ieda Marcondes é graduada em Cinema e Criação de Roteiro para Cinema pelaUniversidade Anhembi Morumbi, desde 2009.

    Especializada em Artes Plásticas, atualmente faz o curso dePós-Graduação em Jornalismo Cultural, na Fundação Armando Álvares Penteado(FAAP). O seu primeiro contato profissional aconteceu em 2009, quando foiarte-educadora na Mostra Arte para Crianças, numa exposição interativa queexibia obras de artistas contemporâneos como Yoko Ono, Lawrence Weiner, NunoRamos, Cildo Meireles, Ernesto Neto, no SESC Pompéia. Neste evento, gratuito eaberto para o público em geral, elaborou brincadeiras e histórias para que ascrianças pudessem criar suas próprias interpretações e experiênciasrelacionadas a cada obra de arte. Em 2010, foi vendedora e consultora delivros, DVDs e CDs na Lvraria Cultura.

    Em 2011, foi colaboradora e co-editora de revista culturalonline Ocidental, e em 2012, colaborou com o blog do Instituto Moreira Salles.Atualmente, escreve crítica cinematográfica para o blog da revistaDicta&Contradicta. Já trabalhou como tradutora de inglês, redatora detextos, críticas e ensaios de cinema, produções publicitárias, projetos dedireção de arte e cenografia, maquiagem de efeitos especiais, ilustração efotografia.

    Apaixonada por cinema, trabalhou nas últimas quatro ediçõesda Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. É autora de diversos blogs ewebsites dedicados a filmes, arte, fotografia, literatura, música e cultura emgeral. Tem também no currículo um curta-metragem intitulado Cabelo Negro, noqual foi roteirista e diretora. O filme foi exibido em 2010 no Cinefantasy ?Festival Curta Fantástico em São Paulo. Tem como projeto a revista emquadrinhos Unhas, que será lançada pela Editora Escrita Fina.

     

     

    Atualizado em junho/2012 – Portal dos Jornalistas.

    Fonte: Informações cedidas pela pela jornalista.