Jackson Romanelli

    Jackson Romanelli Viana nasceu em Belo Horizonte (MG), em 22 de abril de 1978. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg/MG).
    Sempre gostou de fotografar, mas não imaginava que trabalharia na área profissionalmente. Logo após a formatura, em 2000, trabalhou como freelancer em campanhas políticas e em assessorias de Comunicação. Também fez alguns trabalhos fotográficos para a Agência de Notícias Futura, a Folha de S.Paulo e a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).
    Em 2003, conseguiu uma vaga na equipe de repórteres fotográficos do jornal O Tempo, onde atuou por quatro anos. Na época, chegou a ser homenageado com o Prêmio de Melhor Foto do Carnaval de Belo Horizonte. As pessoas passaram a conhecer melhor o seu trabalho e, em 2007, teve uma oportunidade de fazer uma substituição de poucos meses no jornal Estado de Minas. Seu trabalho foi aprovado e, desde então, segue atuando no jornal como repórter fotográfico.
    Suas fotos foram diversas vezes para a primeira página do jornal e já estiveram em exposições coletivas em várias galerias e festivais, como o Festival de Fotografia de Tiradentes 2011. Dentre as fotos que lhe marcaram a carreira, destaca a de uma mulher de 21 anos presa nas ferragens de uma van atingida por um ônibus na BR-040, feita em dezembro de 2011. A foto foi eleita uma das melhores do ano e foi intitulada como O Grito.
    Possui vários trabalhos autorais, principalmente fotos em série, como a série de fotos de pés, cores, varais, dentre outras coisas. Gosta de mostrar em suas fotos aquilo que não é percebido diariamente pelas pessoas. Atualmente, tem feito um trabalho autoral na América Latina, onde vem coletando dados e fotografias que descrevem vários locais. Pretende publicá-lo, futuramente.
    Atualizado em 17 de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte:

    Informações fornecidas pelo próprio jornalista