Jorge da Cunha Lima

    Jorge da Cunha Lima é formado em Administração de Empresaspela FGV de São Paulo (SP), em Jornalismo pela ECA e em Direito pela Faculdadede Direito, ambas na USP da capital paulista.

    Como jornalista foi colunista do jornal Correio Paulistano(coluna Janela Indiscreta) e do jornal Última Hora (coluna PaulicéiaDesvairada); diretor do jornal Última Hora (SP) e da revista Senhor Vogue (SP);realizou reportagens especiais para as revistas paulistanas: Manchete, Isto É,Hippus; atuou como articulista de assuntos gerais dos jornais: Folha deS.Paulo, O Estado de S.Paulo, Globo, Economia e Cultura e Revue du Ena de Paris(França).

    Entre 1987 e 1989 foi presidente da Fundação Cásper Líbero (TV,Rádio, Jornal e Faculdade de Comunicação) onde criou a TV MIX, programatelevisivo que revolucionou a linguagem de estúdio e da reportagem jornalísticacom introdução da atividade de repórter abelha.

    De 1993 a 1994 foi presidente do Centre Franco-Brésilien deDocumentation Technique et Scientifique (Cendotec).

    Em 1995 assumiu a presidência da Fundação Padre Anchieta(FPA) que integra as Rádios e a TV Cultura e permaneceu no cargo até 2004; noperíodo lançou o Jornalismo Público no País, idealizou os projetos renomadosCocóricó e Ilha Ra Tim Bum que se tornou um canal da FPA; em seguida atuou comopresidente do Conselho Curador da instituição até 2010 quando passou a ser seuvice-presidente e membro vitalício.

    Durante 1999 fundou a Associação Brasileira das EmissorasPúblicas Educativas e Culturais (ABEPEC) da qual foi presidente por sete anos.No período participou da criação do Grupo Biarritz, que reúne televisões daEuropa Latina, da criação da Rede de Televisões de Língua Portuguesa (RTVLP) aolado da RTPI e de televisões africanas; idealizou a Rede Pública de Televisãono Brasil (RPTV); passou a atuar ainda como membro do Conselho da AssociaçãoBrasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE); delegado para América Latina daAssociation Internationale des Télévisions d?Education et de Découverte (AITED)e membro da Asociación de las Televisiones Educativas Y CulturalesIberoamericanas (ATEI).

    Há cerca de três décadas é colaborador de jornais e revistasnacionais e internacionais e desde 2008 assina o blog que leva seu nome noPortal IG sobre assuntos gerais e literatura.

    Vale destacar ainda que Jorge da Cunha Lima exerceu diversasatividades públicas, entre elas: ocupou o cargo de secretário de Estado dasComunicações e depois da Cultura (1983-1987) durante o Governo Franco Montoro;foi membro eleito do Conselho da Bienal de São Paulo e da diretoria do Museu deArte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp); é vice-presidente do InstitutoItaú Cultural; coordenador técnico do Projeto Viva o Centro; membro do ConselhoSuperior de Orientação Política e Social (COPS) da Federação das Indústrias doEstado de São Paulo (FIESP) e membro do Conselho da Aliança Francesa, entreoutras entidades.

    Escritor, poeta, romancista e prosador, é autor dasseguintes obras publicadas: O livro de São Paulo (Rhodia, 1979); Arte doCaminhão (Glasurit, 1981); Matarazzo 100 anos (CL-A Comunicações, 1982); CarasBrasil (Sharp, 1983); Ensaio Geral (Ed. Martins Fontes); Mão de Obra (Ed.Brasiliense); O Jovem K (Ed. Siciliano, 1992); Véspera de Aquarius (Ed. Paz eTerra, 1997); Cultura Pública ? A Organização Política do Sonho (Ed. Senac,2001); Cultura Pública – A Organização Política do Sonho (Ed. Senac, 2002); UmaHistória da TV Cultura (FPA-Imprensa Oficial, 2008); Perfil Parlamentar FrancoMontoro (Centro de Documentação e Informação da Câmara, 2009) e Mbaraka 2 (Ed.FPA, 2010).

    Em paralelo a carreira jornalística e de escritor tambématuou nos segmentos empresarial, de marketing político e cultural sendoresponsável pelas seguintes obras: criou e instalou as oficinas culturaisOswald de Andrade de São Paulo; os sistemas estaduais de museus, arquivos ebibliotecas; projetou e assinou o processo de tombamento da Pinacoteca doEstado e de mais de 30 edificações culturais paulistanas e promoveu a reforma einstalação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

    Jorge da Cunha Lima foi premiado com os seguintes: PrixCamera UNESCO 1995pela maior contribuição mundial na comunicação jornalísticade televisão; o Prix Camera UNESCO 96; EMMY-UNICEF 1997, Criança e Paz -Betinho1997; PNBE de Cidadania 1998, destaque imprensa; e a ATEI pela maiorcontribuição mundial para o fortalecimento da TV Pública no País; também foihomenageado com as condecorações: Comenda da Ordem de Rio Branco (Brasil);Título de Ufficiale (República Italiana); Medalha Brigadeiro Tobias (PM-SãoPaulo); Medalha Palmes Academiques do Governo Francês e a Comenda do MéritoCultural (Brasil).

     

     

    Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

     

    http://www.facebook.com/jorge.d.lima.35/info, acessado emnovembro/2012;

    https://twitter.com/JorgeCunhaLima, acessado emnovembro/2012;

    http://colunistas.ig.com.br/jorgedacunhalima/, acessado emnovembro/2012;

    http://www.museudatv.com.br/encontros/palestras.htm,acessado em novembro/2012;

    http://www.museudatv.com.br/biografias/Jorge%20Cunha%20Lima.htm,acessado em novembro/2012;

    http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/entrevista-com-jorge-da-cunha-lima,acessado em novembro/2012;

    http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4711,acessado em novembro/2012;