Juca Guimarães

    Sebastião Guimarães conhecido como Juca Guimarães nasceu em 2 de junho de 1973 e é bacharel em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Cásper Líbero, desde 1999 em São Paulo. Formou-se em Jornalismo, Comunicação Social, em 2006 na Universidade de Santo Amaro, Unisa e concluiu o Master of Business Administration, MBA/ Agenda Brasil, em Economia para jornalistas pela Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP/SP, em 2011.

    Iniciou a trajetória no jornalismo em 1999 na Gazeta Mercantil como assistente de reportagem e redação. Até 2001 preparou boletins econômicos, pauta e produção de conteúdo para a newsletter distribuída aos assinantes. Entre 2001 e 2003 atuou na mesma função para o telejornal Jornal da Gazeta, na parceria entre a TV Gazeta e o Canal 11 SP.

    Trabalhou no Jornal Agora São Paulo (do Grupo Folha) em dois períodos, de 2003 a 2005 e de 2006 a janeiro de 2010, quando fez cobertura dos acontecimentos relacionados a economia e previdência pública e produção de reportagens diárias e especiais.

    Desde janeiro de 2010 no Diário de S.Paulo, o jornalista combina sua vocação para o jornalismo econômico de prestação de serviços com a forte identificação com a cultura popular da capital paulista. Assina o blog Juca Guimarães que traz como título Na Pegada da Periferia, espaço em que foca nos grandes nomes e revelações da Black Music.

    A trajetória na imprensa lhe rendeu prêmios e homenagens. Em 2008 o primeiro reconhecimento veio com a homenagem e diploma oferecido pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – Cobap. Na época suas reportagens foram publicadas no Livro Negro da Previdência.

    Pela Folha de S.Paulo recebeu o Prêmio Folha de Jornalismo, em 2009, na categoria Serviço, pela matéria Raio-X dos Postos do INSS, publicada em março do mesmo ano.

    Ainda em 2009, recebeu mais duas homenagens: a Comenda José Hipólito da Silva, da Associação Paulista de Imprensa – API, como reconhecimento ao conjunto do trabalho realizado na cobertura das questões relacionadas à previdência pública e aos direitos dos aposentado.

    Em 2014, foi homenageado pelo Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Comissão da Verdade.

    Há mais de duas décadas acompanha de perto os eventos culturais nas periferias de sampa, onde passou a infância.

     

     

    Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    http://www.unisa.br/2009-06-10.html
    http://www.diariosp.com.br/blog/85/juca-guimares/1
    http://br.linkedin.com/pub/juca-guimar%C3%A3es/55/7a6/12a