Leão Lobo

    Leão Nicola Lobo nasceu em São Paulo (SP) no dia primeirode março de 1954. É formado em Jornalismo pela Facasper de São Paulo (SP) e emRádio e TV pela FAAP, ambas na capital paulista.

    Filho de Lobo Junior, jornalista perseguido pela ditaduramilitar brasileira, e irmão de outro profissional da área, ainda muito jovemdizia que não tinha inclinação para o jornalismo, mas para o teatro.

    De fato, em 1973, antes dos vinte anos, fez sua estreiacomo ator teatral, na peça O Jardim dos Amores, ao lado de Cleide Yáconis.Porém, no ano seguinte, por questões financeiras, aceitou a oportunidade detrabalhar como repórter no Jornal do Bairro, em São Paulo (SP), e se apaixonoupela profissão de jornalista.

    Em seguida teve uma passagem como repórter nos veículosSemana e no Jornal da Tarde, ambos na capital paulista, para os quais escreveu sobreteatro e temas nas áreas de artes e cultura.

    Depois foi para a Folha da Tarde de São Paulo (SP) ondeatuou por seis anos como crítico de televisão e definitivamente se especializoucomo jornalista da área.

    Em 1984 surgiu o primeiro convite para participar deprogramas de TV para o qual passou a atuar como crítico das áreas do colunismosocial e entretenimento em geral.

    Em 1990 estreou na TV com apresentador do programaMulheres da TV Gazeta, em São Paulo (SP), onde permaneceu em várias fases doprograma até 2001.

    Durante esse período acumulou passagens por váriosveículos paulistanos, entre eles as rádios Jovem Pan, Gazeta AM/FM, Globo AM,as revistas semanais de fofocas do Grupo Abril, Tititi e Contigo! E também atuou como colunista de televisãoda Agência Estado e das publicações da Editora Escala e escreveu para váriosoutras.

    De 1997 a 1998 comandou o programa Antena Ligada, na RedeMulher, em São Paulo (SP), de entrevistas e novidade sobre o meio artístico.

    Em 2000 estreou napaulistana TV Gazeta o Arroz, Feijão e Fofoca, especializada em fofocas domundo das celebridades, que comandou por um ano em dupla com a apresentadoraCláudia Pacheco.

    Na sequência apresentou na TV Bandeirantes de São Paulo(SP) o Melhor da Tarde junto com as jornalistas e apresentadora de TV AstridFontenelle e Aparecida Liberato, no qual ficou até 2005.

    Em2002 lançou o Portal do Leão Lobo dedicado ao universo das celebridades einformações sobre de audiência de programas e emissoras de TV em geral e, desdeentão, acumula as funções de editor chefe, colunista, comentarista e crítico deTV e atualiza as novidades diárias dos temas mencionados.

    Entre 2005 e 2007 comandou na Band o programa vespertinodiário De Olho nas Estrelas, o qual girava em torno das novidades da televisãoe fofocas das celebridades.

    Em seguida apresentou por cerca de um ano, na mesmaemissora, um quadro de fofocas sobre o mundo dos famosos no programaAtualíssima, voltado principalmente para o público feminino.

    Desde 2009 está na Rede CNT, na capital paulista, ondecomanda o programa vespertino Notícias & Mais e compartilha com seu públicodas novidades do meio artístico e das atrações das emissoras em geral.

    De 2009 a até 2011 atuoucomo comentarista e crítico de TV nos temas de sua especialista na Record AMpaulistana.   

    Em 2011 estreou na Rede Iguatemi de Rádio (grupo quecomanda as rádios Iguatemi 1370 AM e Iguatemi Prime 92.5 FM de São Paulo) oprograma Na Boca do Leão onde permanece e também faz participações em outrasatrações e horários da grade da emissora.

    Em maio deste ano estrou na Rede CNT o Leão Lobo Visita,atração gravada em que bate um papo na casa dos artistas.

    Com mais de 30 anos decarreira, o conhecido fofoqueiro Leão Lobo acumula uma coleção de furos sobre omundo das celebridades. Nos veículos por onde passou imprimiu um estilo únicode colunismo social que o tornou um dos mais consagrados e polêmicos críticosda TV brasileira. Vale destacar que o apresentador defende que todo jornalistaé um bom fofoqueiro.

    Atualizadoem setembro/2012 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    http://www.facebook.com/#!/pages/Le%C3%A3o-Lobo/135296599859550?fref=ts,acessado em outubro/2012,

    https://twitter.com/leao_lobo, acessado em outubro/2012,

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2005/03/10/imprensa5618.shtml,acessado em outubro/2012,

    http://www.museudatv.com.br/biografias/Leao%20Lobo.htm,