Luciana Coelho

    Luciana Coelho nasceu em São Paulo (SP). Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP) e fez curso de especialização em Jornalismo Internacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fez também curso de Política, Mídia e Terrorismo na New York University, em Nova York (EUA), e Política Internacional na Harvard Kennedy School of Government, em Cambridge (EUA).
     
    Começou a carreira como repórter na agência Thomson Reuters, em São Paulo. Ainda como repórter, transferiu-se para a Rede CNN de Televisão, também na capital paulista.
     
    Desde 2002 trabalha no jornal Folha de S.Paulo. Convidada, trabalhou na editoria de Economia, como editora-adjunta de Mundo. Depois disso, perambulou por 30 países. A experiência prévia como correspondente em Nova York foi em 2004 e 2005. Passou por várias cidades, entre as quais Genebra (Suíça), Boston (EUA) e em Nova York, onde cobriu as eleições gerais. Cobriu as últimas eleições gerais nos EUA, como repórter, em 2004, e coeditando, em 2008. Foi indicada ao Prêmio Comunique-se 2012, na categoria Correspondente/Impressa, quando entrevistou Joichi Ito, líder autodidata, diretor da Media Lab do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), um dos principais centros de inovação e pesquisa do mundo, em matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, com o título Não há nada que não seja afetado pela Internet.
     
    No blog Pelo Mundo, hospedado no site da Folha, manteve atualizadas as informações sobre as eleições americanas, o reflexo delas no Brasil e os debates entre os candidatos Barack Obama, democrata, e o adversário republicano, Mitt Romney. O blog foi desativado em fevereiro de 2012, dando lugar a outro mais específico e mais focado nas eleições americanas. Em post publicado na época, informou que, junto com a jornalista Verena Fornetti, estrearam um novo espaço, focado na corrida eleitoral americana. E adiantou: “Claro, como não poderia deixar de ser, continuaremos a falar de crise e de cultura/sociedade – mas sempre do ponto de vista dessa disputa tão importante. Visitem e palpitem, que a gente adora um debate”.
     
    Lançou ainda o Americana, blog no site da Folha, com “ideias e histórias que só poderiam vir dos EUA”. Atualizado e no ar desde dezembro de 2012, ela explica a razão do nome do blog no post de abertura: “Achei que Americana seria um bom nome para este blog. Primeiro, porque a palavra é exatamente a mesma nas duas línguas em que eu vivo e essa característica reflete bem a grande missão do correspondente: captar a realidade do lugar onde está e aproximá-la de seu país de origem. (…) Segundo, pelo significado em si. A ideia aqui é explorar a identidade cultural dos EUA, seja ela na política ou fora dela. Como eu permaneço sendo correspondente em Washington, a Política continua a ser nosso principal campo de jogo, claro, seguida pela Economia”.
     
    Luciana Coelho estreou no domingo, quatro de agosto de 2013, uma coluna semanal em que dá às séries de tevê enfoque semelhante ao das colunas sobre cinema. Segundo informou ao jornal ao Jornalistas&Cia, esse status se justifica tanto pela “multiplicidade de produções e a qualidade cada vez mais alta de roteiros, elencos e estética” quanto pela presença de grandes atores e diretores em produções televisivas.
     
    Deixou o cargo de correspondente do jornal Folha de S.Paulo em Washington, em março de 2013, retornando ao País, onde assumiu a função de editora-adjunta de Mercado no mesmo veículo, Folha, até março de 2015.  
     
    Um mês depois passou a editora de Mundo, no jornal, e continua assinando a coluna Crítica Serial, na Ilustrada
     
    Luciana está há 13 anos na Folha. É casada com o jornalista Rafael Garcia.
     
     
     
     
    Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Informações enviadas pela jornalista