Marcelo Laguna

    Marcelo Laguna de Aquino nasceu em São Paulo (SP), no dia 17 de dezembro de 1963. É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP) em 1985. Concluiu, em junho de 2015, o curso livre de Introdução ao Sistema Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
     
    Começou a carreira em 1986, na revista Placar (SP), passando em seguida para o jornal A Gazeta Esportiva (SP), sempre como repórter. No ano seguinte foi para a redação da Saque (SP), revista especializada em tênis, entre os anos de 1988 e 1989. Lá atuou como repórter e editor-assistente.
     
    Passou pelo Jornal dos Sports (RJ), em 1990, como correspondente em São Paulo. Transferiu-se para o Diário Popular (SP) ainda em 1990, atuando como repórter esportivo. Ficou na função por sete anos, em uma época que o periódico dedicava muitas páginas ao esporte.
     
    Em 1997 foi convidado para ser editor-assistente do diário Lance!, na equipe fundadora do jornal, onde permaneceu por três anos. No período, participou das coberturas dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999 e dos mundiais de basquete masculino, em Atenas, e feminino, em Berlim, de 1998. Cobriu também a Copa dos Campeões de Vôlei Tóquio 1997 e a decisão da Copa Intercontinental de Futebol Tóquio 1997, entre Cruzeiro e Borussia Dortmund. De 2000 a 2001, dedicou-se ao portal Sportsjá!, como editor assistente, além de assinar coluna especializada em esportes olímpicos. Trabalhou como repórter na cobertura dos Jogos Olímpicos de Sydnei 2000.
     
    Convidado para ser editor assistente do Diário de S. Paulo, em 2001, ficou por nove anos no jornal, onde também foi chefe de Reportagem. Durante dois anos, de 2008 a 2010, assinou a coluna Diário Esportivo, dedicada aos esportes olímpicos. 
     
    Em setembro de 2010 mudou para o portal iG, atuando como subeditor do iG Esporte. Foi coordenador/editor do núcleo de Futebol, pautando, coordenando e editando o material produzido por 12 repórteres-setoristas espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Responsabilizou-se pela coordenação e planejamento das coberturas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em Londres, atuou como repórter, assim como na cobertura da Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014. Editou durante quatro anos o blog Espírito Olímpico, especializado na cobertura olímpica.
     
    Deixou o portal para reforçar, em julho de 2015, a equipe da Record News na cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, fazendo entradas ao vivo e comentando as competições da grade de programação. Fez o mesmo para a Editora Abril, produzindo material para a versão digital da revista Veja, e para o portal Uol, para o canal de Olímpiadas do Uol Esporte.
     
    Com Rodrigo Borges e Luiz Augusto Lima, lançou, com sucesso, em julho de 2015, um crowdfunding para financiar um novo projeto de jornalismo esportivo: o Bikpek, site com foco não no hardnews, mas sim na compreensão do universo olímpico. O Bikpek funciona ainda em fase de desenvolvimento e testes.
     
    Voltou ao Grupo Lance! em dezembro de 2015, agora como editor, cuidando das edições de São Paulo e Rio de Janeiro e ajudando na coordenação e cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
     
    Colaborou, esporadicamente, em matérias das tevês ESPN (SP), a SporTV (SP) e Band News (SP), e das rádios CBN (SP) e Globo (SP).
     
    Foi professor de Jornalismo em Revista do Curso de Jornalismo da Faculdade Anglo-Latino em 2005. É membro da Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo (Aceesp).
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes:
    Informações passadas pelo Jornalista